Resenha - Tocada Pelas Sombras

Resenha feita pela Tay!
Título: Tocada Pelas Sombras
Título Original: Shadow Kiss
Série: Academia de Vampiros
1- O Beijo das Sombras (2010)
2- Aura Negra (2010)
3- Tocada Pelas Sombras
4- Promessa de Sangue (2010)
5- Laços do Espírito (2012)
6- Último Sacrifício (2013)
Autor: Richelle Mead
Editora: Agir
Páginas: 384
Ano: 2010
Saiba mais: Skoob
Comprar: Saraiva // Amazon // Submarino // Americanas

Essa resenha não contém spoilers dos livros anteriores, apenas na sinopse.

SinopseRose Hathaway sabe que é um erro se apaixonar por um de seus instrutores. Lissa, sua melhor amiga e última princesa do clã dos Dragomir, deve vir sempre em primeiro lugar. Rose precisa protegê-la. Mas, infelizmente, quando se trata de Dimitri Belikov, algumas regras parecem existir apenas para serem quebradas. Justamente quando Lissa e Rose veem seu pior inimigo, Victor Dashkov, a um passo de sair da prisão, imagens sombrias começam a invadir a mente de Rose, prenunciando algo terrível à espreita da Escola São Vladimir. A tensão ronda o mundo dos Moroi mais do que nunca. Os Strigoi desejam vingança pelas mortes causadas por Rose em Spokane. Numa batalha de tirar o fôlego, ela viverá seus piores pesadelos ao ter de escolher entre o amor de sua vida e sua melhor amiga. Será que essa escolha significa que apenas um deles sobreviverá?

A TramaNão vou explicar muito sobre a trama para não dar spoilers a quem não leu, mas já adianto que, até o momento, esse é o melhor dos três livros que já li. A trama é interessante e nos trás muitas outras informações, principalmente sobre Rose ser beijada pelas sombras. Os acontecimentos também levam a história por um outro caminho, deixando os personagens no limite entre escolher o que é certo ou o que eles realmente querem. Uma coisa muito extrema que acontece no final não conseguiu me pegar de surpresa, porque eu já tinha spoilers, mas com certeza deixará os outros leitores loucos da vida. 

A Protagonista: Vemos uma evolução bem grande em Rose. Ela ainda tem aquele seu jeito explosivo e tiradas sarcásticas, mas não há como negar que a personagem cresceu. Ela é determinada e luta com unhas e dentes para proteger aqueles que ama. Sua decisão no final me deixou surpresa, mas fiquei bem feliz por ela, porque não acho justo de forma nenhuma toda essa hierarquia entre os Moroi e os dampiros. Estou gostando cada vez mais da personagem!

Os Personagens Secundários: O destaque está em Adrian e Dimitri. Gosto cada vez mais de Adrian, mesmo com seu jeito meio bêbado e louco. Já Dimitri se mostra bem mais "humano", digamos assim, explorando seus sentimentos e também lutando por aquilo que quer. Eu gosto de Lissa, mesmo que ela não seja "aquela" personagem pra mim. Gosto de sua relação com Rose e de como elas se protegem de alguma forma. Mesmo tendo ideais bastante nobres e com sede de uma mudança na Corte dos Moroi, lá no fundo ela ainda acredita nessa hierarquia dos Moroi e dos dampiros, acho que é isso que mais me incomoda nela. 

Capa, Diagramação e Escrita: Essa moça da capa me lembra a Angelina Jolie, mas nem isso faz com que seja uma capa legal. A série com certeza merecia capas que fizessem mais sentido com os livros. A diagramação está como a dos livros anteriores, com uma fonte em tamanho muito bom, nem muito pequena, nem muito grande. Gosto bastante da escrita da autora. Não tem nada de mais, mas é excelente para a história e ela consegue dar a voz certa à protagonista. A leitura é bem  fluida e os personagens muito bem construídos.

ConcluindoEstou mais ansiosa do que nunca para continuar a série! Apesar de ter um dos spoilers do final desse livro, outra coisa me pegou de surpresa e eu fiquei super animada para a sequência. Recomendo para quem gosta de livros de vampiros e personagens cativantes que, mesmo fazendo raiva em alguns momentos, conseguem conquistar o leitor.

Classificação: