Resenha - Coração de Tinta

Resenha feita pela Tay!
Título: Coração de Tinta
Título Original: Tintenherz
Série: Mundo de Tinta
1- Coração de Tinta
2- Sangue de Tinta (2009)
3- Morte de Tinta (2010)
Autor: Cornelia Funke
Editora: Seguinte
Páginas: 456
Ano: 2006
Saiba mais: Skoob
Comprar: Amazon // Submarino // Americanas

Um daqueles livros que não importa quantas vezes você leia, sempre será fantástico!

SinopseHá muito tempo Mo decidiu nunca mais ler um livro em voz alta. Sua filha Meggie é uma devoradora de histórias, mas apesar da insistência não consegue fazer com que o pai leia para ela na cama. Meggie jamais entendeu o motivo dessa recusa, até que um excêntrico visitante noturno finalmente vem revelar o segredo que explica a proibição. É que Mo tem uma habilidade estranha e incontrolável: quando lê um texto em voz alta, as palavras tomam vida em sua boca, e coisas e seres da história surgem como que por mágica. Numa noite fatídica, quando Meggie ainda era um bebê, a língua encantada de Mo trouxe à vida alguns personagens de um livro chamado "Coração De Tinta". Um deles é Capricórnio, vilão cruel e sem misericórdia, que não fez questão de voltar para dentro da história de onde tinha vindo e preferiu instalar-se numa aldeia abandonada. Desse lugar funesto, comanda uma gangue de brutamontes que espalham o terror pela região, praticando roubos e assassinatos. Capricórnio quer usar os poderes de Mo para trazer de "Coração De Tinta" um ser ainda mais terrível e sanguinário que ele próprio. Quando seus capangas finalmente seqüestram Mo, Meggie terá de enfrentar essas criaturas bizarras e sofridas, vindas de um mundo completamente diferente do seu.

A Trama: Quem nunca quis ver de pertinho seus personagens favoritos? No momento, eu consigo pensar em vários. Em Coração de Tinta isso é possível, já que Mo consegue trazer à vida qualquer coisa que estiver em um livro e ele o ler em voz alta. Mas há um preço: algo sempre vai para as páginas em seu lugar. A premissa do livro é simplesmente fantástica e nos deixa encantados já de cara. É uma história repleta de ação e aventura, com personagens que conseguem se tornar importantes para o leitor e sempre queremos saber mais sobre esse mundo e o dom do Língua Encantada. Além disso, também é a história do amor de um pai por sua filha e do amor pelos livros. É difícil tentar descrever esse livro em poucas palavras, mas garanto que vai valer muito a pena você se aventurar por suas páginas, porque ele é simplesmente maravilhoso! 

Os Protagonistas: Mo é o pai que qualquer leitor gostaria de ter. Além de ser um tipo de "médico dos livros", consertando capas estragadas e sempre fazendo-os parecer novos, ele tem o dom de trazer os personagens à vida, o que pode nem sempre ser uma coisa boa. Mas ele, assim como vários dos personagens do livro, consegue encantar o leitor, com sua determinação e coragem. Meggie tem 12 anos e é tão viciada em leitura quanto o pai. Sua personalidade também não difere muito da dele e ela prova em vários momentos que é bem corajosa e que faria qualquer coisa para proteger aqueles com quem se importa. 

Os Personagens SecundáriosDedo Empoeirado é um dos meus personagens favoritos! Além de sua figura icônica, ele tem um sarcasmo e um modo de "não estar nem aí para nada" que me faz gostar muito dele, mesmo que ele faça algumas burradas. Elinor, tia da mãe de Meggie, é uma bookaholic de primeira. Sua casa  é recheada de livros em todas as paredes, em todos os cômodos (menos na cozinha!), além de uma biblioteca especial para edições raras e significativas. Ela ama colecionar livros, vive atrás daqueles mais raros e não se importa de gastar fortunas para obter edições de séculos atrás. Sua vida sempre foi os livros e ela nunca pensou que precisaria de mais nada. Acredito que o papel da personagem tenha sido mostrar como uma obsessão pode se tornar um caso extremo, mesmo se tratando de livros. De qualquer forma, Elinor também é uma das personagens que mais gosto. Quanto aos vilões, Basta é desprezível e Nariz Chato é um pau mandado. Já Capricórnio é odioso e torcemos muito para que se dê mal no final. Num todo, são personagens muito bem construídos, cada um com sua personalidade e muito bem desenvolvidos.

Capa, Diagramação e Escrita: Eu adoro as capas dessa trilogia, combinam muito bem com a história. Gosto, principalmente, do tom de vermelho desse volume. A diagramação está ótima, com ilustrações da própria autora nos finais do capítulo e citações de livro famosos nos inícios. Já disse em outras resenhas, mas a escrita da Cornelia é maravilhosa, mágica! Você consegue aproveitar muito bem a história contada e se deliciar com uma escrita incrível. Tudo é muito bem construído e capaz de deixar o leitor ávido por mais.

Concluindo: Essa foi a segunda vez que li esse livro e continuo amando! A história me encanta, os personagens me conquistam e eu quero sempre mais! Mal posso esperar para ler o próximo volume e reencontrá-los. Se você gosta de fantasia e história bonitas, esse livro está super recomendado para você!

Quotes:
(...) Meggie o puxava com tanta impaciência que ele deu uma topada com o dedão do pé numa pilha de livros. E no que mais poderia ser? Havia livros espalhados por toda a casa. Eles não ficavam apenas nas estantes, como na casa de outras pessoas. Não, ali eles se empilhavam debaixo das mesas, em cima das cadeiras, nos cantos dos quartos. Havia livros na cozinha e no banheiro, em cima da televisão e dentro do guarda-roupa, pilhas pequenas, pilhas altas, livros grossos e finos, velhos e novos... livros. Eles acolhiam Meggie de páginas abertas na mesa do café da manhã, espantavam o tédio nos dias cinzentos - e de vez em quando alguém tropeçava neles.


(...) - Quando penso em quantas vezes desejei entrar dentro de um dos meus livros favoritos! Mas o bom dos livros é justamento isso: podemos fechá-los quando quisermos. 

Classificação: