Resenha - A Fofa do Terceiro Andar

Resenha feita pela Maay!  
Título: A Fofa do Terceiro Andar
Autora: Cléo Busatto
Editora: Galera Júnior
Páginas: 144
Ano: 2015
Saiba mais: Skoob
Comprar: Livraria Cultura // Amazon 

Um livro para todas as idades.


Sinopse: A Fofa do Terceiro Andar - Primeiro juvenil da escritora Cleo Busatto, autora de mais de 20 livros, a maioria infantis. A fofa do terceiro andar é a história de Ana, uma menina acima do peso, mas cheia de opinião, que se muda para uma escola nova, começa a sofrer bullying dos colegas e acaba desenvolvendo uma depressão. Quando o ano recomeça, ela muda de turma e conhece um menino que não se importa com o peso dela e eles começam a namorar. A família dele é meio hippie e ele ensina a ela que, mesmo fora dos padrões ela é bonita.

A Trama: Eu esperava um livro simples sobre bullying. O que encontrei foi, sim, um livro de escrita simples - afinal é infantil -, mas ele aborda diversos assuntos, de maneira natural e inspiradora.
Nesse livro me deparei com o bullying (é claro), mas também com uma garota que soube passar por cima disso e encontrar o amor próprio. Se aceitou como é e mudou seus hábitos não para se inserir no padrão de beleza, mas sim para ser saudável. E vamos ser realistas, não são apenas crianças que precisam disso. 
Porém, o livro retrata também relações familiares, de amizade, amor... É um livro curto e completo, que pode não marcar sua vida, mas te fará refletir sobre ela.

A Protagonista: O livro, apesar de curto, retrata três anos da vida de Ana. E nesses três anos, vemos muitas mudanças na protagonista. A "fofinha" que abaixava a cabeça para as piadinhas que lhe atingiam, se transforma em uma mulher muito confiante - e essa mudança é bonita de se ver.
Acho que todo mundo vai se identificar com pelo menos uma das passagens do "caderno de Ana", e realmente acredito que, de alguma forma, ela vai tocar sua vida.

Os Personagens Secundários: Como o livro livro é uma espécie de diário de Ana, conhecemos pouco os outros personagens. Temos as mesmas impressões que a protagonista, e em tão poucas páginas, fica difícil formar uma opinião.

Capa, Diagramação e Escrita: Essa capa é uma coisa muito fofa (hahaha). Pode não combinar muito com o conteúdo do livro, mas é bonita e isso que importa.
A escrita da autora é super simples, mas nessa simplicidade conseguiu me tocar. E repito, é um livro para todas as idades - um pouco de auto confiança e amor próprio a mais não fazem mal a ninguém.

Concluindo: Por pouco eu não dei esse livro sem lê-lo. Minhas expectativas eram baixíssimas e tinha a certeza de que ele não seria nada além de uma história infantil boba. E olhem... Só tenho a agradecer por, em um momento em que não estava conseguindo me concentrar em outra leitura, ter dado uma chance a essa obra.
O livro é incrível. Realmente me surpreendeu e me conquistou. Só tenho a dizer para vocês que leiam. A leitura é rápida e definitivamente compensa.

Classificação: