Resenha - O Fantasma de Anya

Resenha feita pela Tay!
Título: O Fantasma de Anya
Título Original: Anya's Ghost
Livro Único.
Autor: Vera Brosgol
Editora: Jangada
Páginas: 224
Ano: 2013
Saiba mais: Skoob
Comprar: Amazon // Submarino // Casas Bahia

SinopseA vida de Anya dá uma guinada quando ela cai num buraco na floresta e encontra o fantasma de uma garota morta há muito tempo, Emily. Por ter sido privada da vida de uma adolescente normal, Emily é um fantasma ressentido. Quando consegue seguir Anya até em casa, procura maneiras de ser útil e convencer Anya a deixá-la ficar. E Anya começa a desfrutar dos benefícios de uma amiga invisível, que pode ajudá-la a viver no mundo às vezes complicado de uma escola secundária. Naturalmente, os problemas não tardam a surgir. E, como dá para adivinhar, o resultado dessa amizade pode causar situações desastrosas e assustadoras.

A TramaQuando está andando pelo parque, pensando em várias coisas desastrosas da sua vida, Anya acaba caindo em um buraco. Lá, ela encontra um esqueleto e, pouco tempo depois, o fantasma da garota que morreu ali. A história tem um tom divertido, que vai mudando aos poucos para creepy. Senti falta de um desenvolvimento maior na trama, algumas coisas simplesmente aconteceram muito rápido. Sei que em um quadrinho não há necessidade de descrições e etc, mas ainda assim faltou algo para eu gostar mais, uma história mais elaborada e um final que não fosse tão clichê.

A Protagonista Anya é uma garota russa que tenta esconder suas origens para não ser a "estranha" da escola. Já sofreu bullying quando era mais nova por ser gordinha e hoje em dia regula bastante sua alimentação, comendo apenas comidas saudáveis. Apesar disso, dá pra perceber que ela tem uma baixa auto-estima e é um pouco ingênua. Ela não mudou muito do início pro fim, mas deixou de acreditar em alguns "contos de fadas".

Personagens SecundáriosOs personagens secundários não são muito explorados, mas são importantes para partes da história. Temos Siobhan, única amiga de Anya que adora fumar e cabular aula; Sean, o garoto por quem Anya tem uma quedinha, e Dima, outro garoto russo que sofre bullying na escola por ter aquela aparência de nerd. Sobre Emily, a fantasma, acho melhor não falar nada e deixar vocês conhecerem-na ao ler.

Capa, Diagramação e Escrita: A capa segue os traços do quadrinho, que é muito bonito, mas gosto mais de como está o título na capa original. Adorei os tons de roxo e preto utilizados, deu personalidade à história e tornaram algumas partes ainda mais creepy. A arte é muito bonita e adoraria ler mais da autora. 

ConcluindoNão é uma história muito elaborada e cai em vários clichês em alguns momentos, mas vale a pena por ser uma leitura rápida e divertida, com uma bela arte a ser apreciada. 

Classificação: