Resenha - Os Bons Segredos

Resenha feita pela Luh!  
Título: Os Bons Segredos
Título Original: Saint Anything
Livro Único
Autora: Sarah Dessen
Editora: Seguinte
Páginas: 408
Saiba mais: Skoob
Comprar: Amazon // Extra // Cia dos Livros

Amei desde o início.

Sinopse: Há segredos muito bons para serem guardados — e livros muito bons para serem esquecidos. Sydney sempre viveu à sombra do irmão mais velho, o queridinho da família. Até que ele causa um acidente por dirigir bêbado, deixando um garoto paraplégico, e vai parar na prisão. Sem a referência do irmão, a garota muda de escola e passa a questionar seu papel dentro da família e no mundo. Então ela conhece os Chatham. Inserida no círculo caótico e acolhedor dessa família, Sydney pela primeira vez encontra pessoas que finalmente parecem enxergá-la de verdade. 

A Trama: O livro foca em Sydney e a maneira como ela tenta lidar com seu irmão, Peyton, e a tragédia que aconteceu quando ele atropelou e feriu uma pessoa. No início achei um pouco repetitiva a maneira como a vida de todos parecia girar em torno de Peyton, porém aos poucos a autora vai mostrando a personalidade maravilhosa de Sydney e o leitor vai conhecendo a protagonista enquanto ela vai se descobrindo.
A trama é simples, porém daquela maneira perfeita de uma história tem sua própria magia, sem precisar de "enfeites". Amei a jornada de Sydney e a autora conseguiu me prender do início ao fim, fazendo com que eu me apegasse aos personagens e torcesse para nunca chegar ao fim.

A Protagonista: Sydney acredita ser invisível. Acostumada a crescer sempre na sombra de seu irmão mais velho, a garota é calma e passiva, sendo um exemplo perfeito de boa garota e seguindo as regras. Porém essas regras ficam um pouco confusas quando o irmão vai preso e Sydney começa a mudar seu modo de pensar. Eu amei a evolução da personagem, que pareceu natural em todos os momentos.

Os Personagens Secundários: As estrelas da cena, sem dúvida, são os Chatham. Layla entende perfeitamente a protagonista e é daquelas amigas que sabem exatamente do que você precisa, como se pudessem ler a sua mente. Mac é um fofo, um personagem que vai se revelando e te conquistando aos pouquinhos. A mãe de Layla e Mac, por outro lado, me ganhou de cara e só conquistou mais respeito a cada capítulo.
Como nem tudo são flores, eu entendo que esse era o objetivo, porém os pais da protagonista me irritaram bastante por simplesmente ignorarem que tinham dois filhos, focando apenas no mais velho.

Capa, Diagramação e Escrita: Essa capa é perfeita!! O carrossel combina com a trama e gostei muito dos cores, só queria que o título tivesse uma tradução mais parecida, porque achei o título americano melhor. Para os fãs de fontes espaçosas, a diagramação também está ótima.
Me apaixonei pela escrita da Sarah Dessen. É difícil explicar, mas mexeu comigo e a autora conseguiu transmitir perfeitamente os sentimentos dos personagens, sem falar que as mensagens de texto e os diálogos eram hilários! É daqueles livros que te faz rir alto e suspirar em cada capítulo.

Concluindo: Preciso logo pegar mais livros da Sarah, porque se forem tão bons quanto esse, ela pode se tornar uma das minhas autoras prediletas. A trama realmente me surpreendeu por ter aquela qualidade rara e especial de fazer o leitor mergulhar na história, então recomendo que leiam agora!

Classificação: