Resenha - Sangue de Tinta

Resenha feita pela Tay!
Título: Sangue de Tinta
Título Original: Tintenblut
Série: Mundo de Tinta
1- Coração de Tinta (2006)
2- Sangue de Tinta 
3- Morte de Tinta (2010)
Autor: Cornelia Funke
Editora: Seguinte
Páginas: 560
Ano: 2009
Saiba mais: Skoob
Comprar: Amazon // Submarino // Saraiva

Essa resenha não contém spoilers de Coração de Tinta.

Sinopse"Sangue De Tinta" dá seguimento à aventura de Meggie e seu pai, Mo, um encadernador de livros que tem o estranho dom de dar vida às palavras dos livros que lê em voz alta, fazendo seres das histórias surgirem à sua frente como que por mágica. No primeiro volume da trilogia "Mundo De Tinta", a língua encantada de Mo traz à vida alguns personagens de um livro chamado "Coração De Tinta", e acaba mandando para dentro da trama a mãe da menina. Agora, neste segundo episódio, Meggie dá um jeito de entrar ela mesma no mundo fictício de Coração de tinta, onde tem o prazer de encontrar fadas, príncipes e saltimbancos que dançam com o fogo; e o sofrimento de acompanhar as artimanhas de vilões cruéis e sem misericórdia. Uma jornada sombria, repleta de fantasia e aventura.

A TramaSangue de Tinta era um livro que eu estava muito ansiosa por ler, já que o primeiro volume é um dos meus livros favoritos! Nessa continuação, Meggie encontrará uma forma de mandar a si mesma para dentro de Coração de Tinta, porque quer muito ver tudo o que sua mãe conta em suas histórias. Mas a sua viagem pelo universo não tão fictício de Fenoglio não seria fácil e muitas coisas ruins ainda iriam acontecer. Como é óbvio, aqui conhecemos mais sobre o Mundo de Tinta e seus personagens. O livro é mágico como o anterior, transporta o leitor para esse universo facilmente e nos faz torcer para que tudo fique bem no final. Um dos pontos que não gostei na história foi o romance que a autora construiu entre Meggie e Farid. Desde o início me pareceu muito forçado e eu não consegui acreditar naquele sentimento, principalmente por não haver uma explicação plausível para eles terem se apaixonado. 

Os Protagonistas: Continuo gostando de Meggie, apesar dela ter sido um pouco imprudente no início. Ela está passando por aquela fase de início da adolescência, então esse deve ser o motivo dela ter me irritado algumas vezes. Eu adoro Mo, a forma como ele tenta sempre levar tudo com sensatez e nunca perder a esperança, principalmente para proteger a filha e a esposa. 

Os Personagens Secundários: Dedo Empoeirado continua sendo meu personagem favorito! Não sei explicar, eu simplesmente adoro seu personagem e a forma como ele quer ter o controle do próprio futuro, ao contrário do que Fenoglio escreveu. Só não gostei da decisão que ele toma no final do livro e espero que isso se resolva de uma forma boa no próximo. Acho que o personagem que mais me incomoda é Farid. Não consigo gostar dele e acho o garoto extremamente irritante e egoísta, como se não quisesse ver a felicidade dos outros se não for com ele. Um personagem que adorei conhecer aqui foi o Príncipe Negro e seu urso, disposto a correr perigo para salvar seu povo. Conhecemos vários personagens aqui e reencontramos outros, mas fiquei triste pela participação de Elinor ter sido tão pouca, eu gosto dela. 

Capa, Diagramação e Escrita: Adoro as capas dessa trilogia! Apesar de ainda preferir o vermelho do anterior, essa também é muito bonita e as imagens combinam com a história. A diagramação está ótima e há vários desenhos feitos pela autora nos finais dos capítulos. Mais uma vez, a escrita da Cornelia foi mágica e conseguiu me envolver, apesar de, como já disse, eu não ter gostado muito da forma como ela construiu o romance da história, e a última cena de luta que temos no livro foi um pouco rápida de mais, na minha opinião.

ConcluindoEu gostei muito do livro, apesar de não ter entrado para os favoritos como o anterior. A história é ótima, mas algumas coisinhas poderiam ter sido melhores construídas, principalmente pelo universo do Mundo de Tinta abrir várias oportunidades para isso. Mesmo assim, estou curiosa para saber o que vai acontecer no último volume da trilogia, porque aquilo que aconteceu no final não pode ficar daquele jeito! Não aceito! Recomendo muito os livros da Cornelia para quem gosta de fantasia e personagens incríveis!

Quotes:
(...) "Não é estranho como um livro fica mais grosso depois de ser lido várias vezes?" (...) "Como se a cada vez ficasse algo grudado entre suas páginas. Sensações, pensamentos, ruídos, cheiros... E então, quando folheia novamente o livro depois de muitos anos, você descobre a si mesmo ali, um pouco mais novo, um pouco diferente, como se o livro tivesse guardado você, como uma flor prensada, estranha e familiar ao mesmo tempo."


(...) Aquele mundo parecia explodir de tanta vida e, ao mesmo tempo, parecia tão tranquilo, tão maravilhosamente tranquilo como se não existisse tempo, como se cada momento não tivesse começo nem fim.


- Livros não são vasos de cristal, minha cara - disse Orfeu enquanto se endireitava na poltrona. - Não são tão frágeis nem tão decorativos. São livros! Seu conteúdo é o que importa, e este não escapa quando são empilhados. (...)

Classificação: