Quinta das Capas #88

Capas de Livros Futuristas


Olá, Olá!! Fiquei decepcionada com a quantidade de livros que consegui achar que tivessem a capa com uma temática futurista, há muitos antigos, mas quase nenhum novo..e olha que não falta livros assim no mercado. Para quem não sabe, ontem chegamos ao futuro! Como uma boa nerd amo "De volta para o futuro", e ontem teria sido, ou foi - nunca se sabe... o dia em que Macfly e o Doutor vieram para o futuro - no segundo filme da série, por isso resolvi usar essa temática para a coluna.

Começaremos com o mestre!! Se vocês não conhecem o autor, com certeza conhecem a obra, nem que seja por filme! Isaac Asimov foi um dos três grandes da ficção científica, assim como Verne, acabou prevendo a invenção de muitas coisas, no caso dele o micro-ondas e a fibra ótica - escreveu mais ou menos entre a década de 50 e os anos 90. As duas primeiras capas são de EU, ROBÔ minha história preferida desse autor que fala sobre a evolução da inteligência artificial, um robô pode cometer assassinato?? As capas são simples e bem explicativas, acho a primeira engraçada por que esse robô parece uma máscara de gás e a segunda é criativa. O terceiro livro tratando do mesmo tema, é completamente em imagem e título um paradoxo, afinal de contas robôs não deveriam dormir e muito menos sonhar.
Não acho que a capa de Starters seja muito futurista, mas coloquei ela aqui por que me lembra um ciborgue. The immersion of Steampunk é quase uma definição de futurismo, (o gênero, não o livro) é um dos mais criativos, misturar grandes avanços tecnológicos com épocas e costumes antigos, é mmmuuuiiiitttooo legal - amei a capa, só que mal da pra ler o título inteiro. Cinder está virando figurinha repetida na coluna, acho que é a terceira ou quarta vez que ela aparece aqui, mas o que fazer se ela se encaixa em muitas vertentes? Estou curiosa para lê-lo faz tempo, aparentemente a Cinderela é um ciborgue ou virou um robô.

Os três livros acima são relíquias, e falem a verdade, não são fofos? Essa época onde explorávamos ficção científica de um modo tão sonhador e desconhecido, hoje em dia apesar de não termos tantos avanços quanto esses autores tentaram prever, perdemos esse encantamento que se tinha antigamente. The Second Experiment é um tanto psicodélica com esse dinossauro alado em cima de um foguete. Of Time and Stars é do segundo mestre da ficção científica que citei acima, me parece bucólica (apesar de não ter nada de campestre na imagem). Final Stage me deixou irritada, sei que a intenção foi explorar a sensualidade, mas porque um robô daquele tipo teria seios?


 Para finalizar nada melhor que a inspiração para o tema! Não consegui achar no Google as capas centralizadas dos livros da Darkside (de nenhum deles!), então me sobrou as campanhas publicitárias - que não são nada ruins vamos convir....De volta para o futuro é um livro sobre os bastidores da trilogia, e está lindamente ilustrado na capa e contra capa com o DeLorean. O exterminador do futuro é outra obra de arte, de capa dura, a contra capa mostra as costas do exterminador - o efeito da capa é tão lindo que seus olhos realmente parecem estar brilhando.