Resenha - A Bailarina Fantasma

Resenha feita pela Tay!
Título: A Bailarina Fantasma
Série: Anabela Em Quatro Atos
1- A Bailarina Fantasma
2- Ópera do Medo (2016)

Autor: Socorro Acioli
Editora: Seguinte
Páginas: 192
Ano: 2015
Saiba mais: Skoob
Comprar: Amazon // Saraiva

Um livro bem fofo.

SinopseAnabela mal podia conter a empolgação quando seu pai foi o arquiteto escolhido para coordenar uma obra no Theatro José de Alencar, em Fortaleza. A proposta era que aquela casa de espetáculos maravilhosa mantivesse as mesmas características de quando foi inaugurada, em 1910. Logo vira rotina para Anabela passar as tardes por ali, fazendo a lição de casa enquanto o pai trabalha. Mas essa reforma vai acabar desenterrando histórias escondidas há muitos e muitos anos, já que Anabela começa a ver uma bailarina translúcida, vestida de azul, que mais ninguém parece enxergar. Será que a garota vai conseguir ajudá-la?

A TramaO pai de Anabela é contratado para reformar o Theatro José de Alencar, em Fortaleza. Durante o espetáculo feito para anunciar a reforma, Anabela vê uma bailarina de azul, que ninguém mais consegue enxergar. Logo ela descobre se tratar de um fantasma que precisa da sua ajuda. Acompanhamos aqui uma bonita história de amor, passada no período em que o teatro foi inaugurado (a partir de 1910, por aí). A história é dividida em três atos, como se fosse uma peça, e gostei bastante da forma que acontece cada divisão.

A Protagonista: Anabela é uma menina de 14 anos, meiga e até ingênua. Percebemos durante a leitura o quanto ela ainda acredita em algumas coisas da infância (como colocar bilhetes em caixões, esperando que o recém morto consiga entregá-los para sua mãe morta).

Os Personagens Secundários Marcelo, pai de Anabela, adora viver no passado. Ele mora com a filha em uma casa onde não há nenhum aparelho moderno e, mesmo sendo um arquiteto, não consegue seguir os padrões dos dias atuais, onde as pessoas só querem construir prédios modernos de vidro. Luciana, amiga da protagonista, quer ser repórter e tem um papel importante na tentativa de descobrirem quem é o fantasma. Quanto aos outros personagens, é melhor ler para descobrir. 

Capa, Diagramação e Escrita: Eu adorei a capa! Eu amo gatos, então fiquei encantada com ela (e tem mais gatinhos por dentro). Na internet ela aparenta ser bem azul, mas na verdade é mais puxada para o roxo. Por dentro o livro é bem colorido, com laranja, roxo, azul predominando. Sério, a editora caprichou mesmo na diagramação desse livro. E o texto é todo em roxo, é de encher os olhos! Não sei explicar muito bem a escrita da Socorro, apesar de simples, ela consegue dar um tom único à narrativa. É como se fosse uma fábula e consegue cativar muito o leitor. Acredito que o público infanto-juvenil se encantaria com esse livro.

ConcluindoFoi uma leitura bem rápida e prazerosa. Gostei da atmosfera criada pela autora e achei tudo bem fofo (desde a edição do livro até a história).

Quotes
(...) Anabela parecia ver e até tocar os segredos das coisas. Sempre que via uma flor começando a murchar, ou uma borboleta com uma asa machucada, ou uma formiguinha carregada pelas águas da chuva, explicava-lhes baixinho que todos os seres vivos um dia iam para outro lugar, talvez um lugar lindo, muito melhor do que aquela vida. E por que não? (...)


(...) Elisabeth percebia em Angélica a rara capacidade de ficar feliz com o sucesso dos outros, mesmo quando a própria vida carecia de cor. (...)


"Um breve instante de amor apaga uma eternidade de tristezas".

Classificação: