Resenha - Difamação

Resenha feita pela 
Título: Difamação
Título Original: Disclaimer
Autora: Renée Knight
Editora: Suma de Letras
Páginas: 240
Ano: 2015
Saiba mais: Skoob
Comprar: Saraiva // Amazon  // Submarino

Sinopse: Imagine que você encontre um livro sobre a sua vida, que revele um segredo que você manteve escondido da sua família por vinte anos e que você achava que ninguém mais soubesse. Um segredo devastador. Catherine Ravenscroft chegou à meia-idade levando uma vida perfeitamente normal: é casada, tem um filho, ama o emprego, gosta de ler nas horas vagas. Agora que o filho cresceu e seguiu seu próprio rumo, ela e o marido decidiram se mudar para uma casa menor. Em meio ao caos da mudança, Catherine encontra O completo estranho, um livro que não se lembra de ter comprado. Intrigada, ela inicia a leitura, mas logo se dá conta de algo terrível. O que está ali não é ficção. A narrativa traz, com riqueza de detalhes, o dia em que Catherine se tornou refém de um segredo sombrio. Até então, ela achava que ninguém mais sabia o que havia acontecido naquele verão, vinte anos antes. Pelo menos ninguém ainda vivo. Agora o mundo perfeito de Catherine está desmoronando, e sua única esperança é encarar o que realmente aconteceu naquele dia fatídico. Mesmo que a verdade possa destruí-la. .

A Trama: Falando superficialmente, o livro lembra aqueles suspenses de Hollywood que passam sábado a noite na Globo.
Stephen Brigstocke encontra o manuscrito de um livro escrito por sua esposa já falecida e mais algumas fotos, e vê a oportunidade de se vingar de uma mulher que fez mal a sua família anos antes, como descobre por meio do relato de Nancy. Na metade do livro essa versão do acontecido, a versão do livro de Nancy e Stephen, é revelada, e julgando o comportamento e ações dos personagens podemos tentar adivinhar o quanto daquilo é real ou não.

A Protagonista: Catherine é misteriosa, como deve ser mesmo, claro, por conta do segredo que guarda, mas honesta quanto ao que sente, e passa essa honestidade ao leitor. Cath se vê apavorada quando percebe que O Completo Estranho, livro que aparece do nada em sua casa, conta a história de um segredo que ela guarda há 20 anos e que mesmo envolvendo seu filho, nem ao seu marido teve coragem de contar. Esse seu segredo quando começa a ser exposto desencadeia um declínio em sua vida em vários aspectos.

Personagens Secundários: Stephen é um professor aposentado que tem um passado não exatamente limpo, que não se conforma com a morte da esposa e vai levando a vida a força, da forma mais relaxada possível. Já não gostei dele desde o primeiro momento, mas acho que foi essa a intenção da autora, nos fazer rejeitar Stephen a primeira vista e ficar em duvida quanto ao que sentir por ele depois de tomar conhecimento do que aconteceu a ele e sua família.
Nicholas, filho de Catherine, é um personagem importante, mas fica em segundo plano até mais da metade da trama, o que me fez ter uma ideia diferente de Nick e me surpreender quando ele aparece.

Capa, Diagramação e Escrita: Gostei muito da ideia da capa e acho que ela chama atenção. A diagramação ficou igualmente boa. A história é contada em terceira pessoa, mas os pontos de vista variam. Predominam cenas contadas por Catherine e Stephen, tanto que por vezes considerei se ele seria também um protagonista. Achei a escrita da autora diferenciada. A escrita dela não é comum e ainda assim não é formal.

Concluindo: O livro é fino, mas a história é bem contada em suas páginas. Recomendo, pois apesar de algumas vezes ser previsível, o livro ainda pode mexer com o psicológico do leitor.
Classificação: