Resenha - Laços do Espírito

Resenha feita pela Tay!
Título: Laços do Espírito 
Título Original: Spirit Bound
Série: Academia de Vampiros
1- O Beijo das Sombras (2010)
2- Aura Negra (2010)
3- Tocada Pelas Sombras (2010)
4- Promessa de Sangue (2010)
5- Laços do Espírito
6- Último Sacrifício (2013)
Autor: Richelle Mead
Editora: Agir
Páginas: 426
Ano: 2012
Saiba mais: Skoob
Comprar: Amazon // Submarino // Casas Bahia

Essa resenha não contém spoilers dos livros anteriores, apenas na sinopse.

SinopseDepois de uma longa e dolorosa viagem à Sibéria, terra natal de seu amado Dimitri, Rose Hathaway finalmente voltou à escola e reencontrou sua melhor amiga, Lissa. A formatura se aproxima, e elas mal podem esperar pela vida que vão ter além dos portões da São Vladimir. No entanto, o coração de Rose dói cada vez que se lembra do que passou na Rússia o fracasso em salvar Dimitri e do que ainda precisará enfrentar. Sua jornada inclui libertar o perigoso Victor Dashkov da prisão de segurança máxima e encontrar Robert Doru, o único que possui informações para resgatar Belikov das terríveis profundezas de sua condição de Strigoi. A vampira acredita existir apenas uma chance em um milhão, até porque Dimitri continua sua perseguição para matá-la. Sentenças de morte e declarações de amor se confundem, e ela precisa correr contra o mais implacável dos inimigos: o tempo. E, dessa vez, Rose prometeu a Lissa que a levaria junto. Será que a princesa Moroi terá forças quando souber o que a espera? Em “Laços do espírito”, Richelle Mead continua a saga que renovou a literatura de vampiros e apresenta uma história repleta de dilemas, intrigas políticas e emoções extremas que vai conquistar mais uma vez os leitores.

A Trama
Laços do Espírito me surpreendeu bastante em alguns pontos da história, principalmente no final. Finalmente consigo ver um alvo no futuro da história que a autora quer atingir e espero que ela consiga fazer isso de uma forma bacana. A trama desse quinto volume tem muitos momentos tensos e que fazem o leitor ter suas dúvidas sobre o destino de alguns personagens. Gostei bastante das cenas de ação e elas formaram um bom balanço com as mais paradas, o que não deixou a história ficar entediante em alguns momentos, como no livro anterior. Fiquei bem angustiada com aquele final e quero muito saber como será o desfecho dessa série.

A Protagonista: Não posso negar que Rose me irritou bastante em alguns momentos, principalmente no que dizia respeito a Dimitri. Eu entendo que ela tem um coração leal e que faria de tudo para proteger as duas pessoas que mais ama (Lissa e Dimitri), mas algumas de suas decisões são realmente difíceis de engolir, principalmente por ela agir sem realmente pensar. Por outro lado, eu adoro sua personalidade forte e de como ela não abaixa a cabeça quando algo vai contro seus ideais, mesmo que ela esteja brigando com alguém praticamente inalcançável. De uma forma ou de outra, eu sempre acabo me preocupando com o que acontecerá com ela depois de cada decisão tomada.

Os Personagens SecundáriosLissa ganhou muitos pontos comigo nesse volume! Eu não era exatamente grande fã dela, mas depois do que ela demonstrou ser capaz nesse livro, até eu fiquei com um instinto de proteção com ela como Rose. Senti Adrian meio apagadinho nesse livro, apesar de ter aparecido bastante (se é que dá pra entender o que quis dizer). Não gosto muito de toda a indecisão de Rose com ele, mas já até imagino qual será o seu final nessa série, já que ele é um dos protagonistas do spin-off, Bloodlines.

Capa, Diagramação e Escrita: Acho que já disse tudo o que tinha para dizer sobre essas capas, mas até que essa não é a pior de todas. A diagramação é como nos outros livros, com a fonte em um bom tamanho e nenhum erro de revisão grave que atrapalhe a leitura. A escrita da Richelle continua gostosa e fluida. Esse foi o livro que mais me prendeu, principalmente por criar uma aura de tensão para o desfecho.

ConcluindoFiquei bem curiosa para saber como essa série irá terminar e como ficará o destino de cada personagem. E já estou ansiosa para começar a próxima, Bloodlines (sim, Adrian tem tudo a ver com isso).

Classificação: