
Título: Último Sacrifício
Título Original: Last Sacrifice
Série: Academia de Vampiros
1- O Beijo das Sombras (2010)
2- Aura Negra (2010)
3- Tocada Pelas Sombras (2010)
4- Promessa de Sangue (2010)
5- Laços do Espírito (2012)
6- Último Sacrifício
Autor: Richelle Mead
Editora: Agir
Páginas: 532
Ano: 2013
Saiba mais: Skoob
Comprar: Amazon // Submarino // Saraiva
Essa resenha não contém spoilers dos livros anteriores, apenas na sinopse.
Sinopse: Rose Hathaway sempre jogou com suas próprias regras. Ela quebrou as regras quando fugiu da Academia St. Vladimir com sua melhor amiga e a última princesa Dragomir sobrevivente, Lissa. Ela quebrou as regras quando se apaixonou por seu maravilhoso e fora-dos-limites instrutor, Dimitri. E ela ousou desafiar a Rainha Tatiana, a líder do mundo Moroi, arriscando sua vida e reputação para proteger futuras gerações de guardiões dhampir. Agora a lei finalmente pegou Rose por um crime que ela sequer cometeu. Ela está presa pelo mais alto crime imaginável: o assassinato de um monarca. Ela precisará da ajuda de Dimitri e Adrian para encontrar a única pessoa viva que pode atrasar sua execução e forçar a elite Moroi a reconhecer uma chocante nova candidata ao trono real: Vasilisa Dragomir. Mas o relógio está correndo contra a vida de Rose. Ela sabe em seu coração que o mundo dos mortos a quer de volta… E desta vez ela realmente não tem uma segunda chance. A grande questão é: quando sua vida é dedicada a salvar os outros, quem vai te salvar?
A Trama: Depois do final surpreendente de Laços do Espírito, o último volume da série começa com um ritmo muito bom, que se torna melhor ainda e vai caindo aos pouquinhos até pegar fôlego de novo. Eu esperava algo mais, confesso, e algumas partes no meio foram um pouquinho chatas, mas quando estava chegando na última página do livro me escorreu até uma lágrima solitária por estar terminando essa série.
A Protagonista: Eu adoro Rose, mas algumas de suas escolhas poderiam ser melhores. Eu gosto de como ela é determinada e auto-confiante, principalmente nesse livro onde ela tem uma missão tão importante. Mas ela não é infalível, foi até mesmo bem burra em determinados momentos, mas é algo que dá pra relevar. A única coisa que me incomodou realmente foi seu desfecho com Adrian no final do livro, se você leu sabe o porquê.
Os Personagens Secundários: Adrian continua sendo meu favorito, sem dúvidas. Ele tem vários problemas e não esconde isso, mas eu queria que ele tivesse aparecido mais um pouquinho (eu sei que Bloodlines é só dele, mas não dá pra ter demais de Adrian Ivashkov). Para quem sabe da condição de Dimitri desde o quinto volume, ele passa por um momento de auto-conhecimento, digamos assim. O romance dele com Rose, apesar de ser mais quente, é uma coisa tipo Katniss e Peeta: "só você consegue me entender completamente por tudo o que passei, então somos destinados a ficar juntos". Continuo adorando como a autora não colocou apenas o romance como foco principal dos livros, mas também a amizade entre Rose e Lissa, que continua incrível até o fim. Lissa se tornou uma personagem de quem gosto mais, mesmo não sendo uma das minhas favoritas. Seus ideais são muito importantes, principalmente na nova posição que passou a ter no desfecho da história.
Capa, Diagramação e Escrita: Essa não é a pior capa da série, vocês têm que concordar. A diagramação é a mesma dos outros livros, então não tenho nada de novo para acrescentar. A escrita da Richelle é simples, mas que dá a personalidade certa à Rose. É bem gostosa de acompanhar também, mas alguns capítulos poderiam ser menores.
Concluindo: Eu gostei bastante de acompanhar essa série, apesar dos autos e baixos. Os personagens são cativantes e daqueles que você consegue se lembrar perfeitamente depois de terminar o livro. O final não foi aquilo tudo que eu esperava, mas gostei e quero bastante ler a série spin-off (Adrian!!!). Se você gosta de YAs sobrenaturais, vale a pena conhecer o humor sarcástico de Rose Hathaway.