Retrospectiva 2015 - Parte 1

Como já está virando tradição no blog, chegamos ao final de mais um ano e é hora de falar um pouquinho sobre os melhores livros que eu li.
Foi muito difícil escolher 10, acabei ficando com 12 livros separados em categorias e espero que gostem!


Personagens Secundários de Primeira
O Trono Lobo Gris
Esse foi o melhor livro de uma série que eu já vinha amando, justamente porque são tantos personagens e cada um foi me conquistando aos pouquinhos. Consigo facilmente imaginar séries spin-off com Amon Byrne, Andarilho da Noite e outras pessoas marcantes sobre as quais tenho muita curiosidade.



Mais Realista
100 Dias de Felicidade
Esse livro é como um tapa na cara, mas de uma maneira boa. Chorei, refleti muito sobre a vida e agradeci à mim mesma por ter dado uma chance ao livro. Narrado em 100 dias, contagem regressiva para a morte do protagonista, é difícil não pensar bastante sobre a própria vida.

Melhor Ficção Científica
Encruzilhada
O conceito original do livro é bem confuso no início, porém logo se torna inovador e viciante. A trama me deixou colada nas páginas até o fim e muito ansiosa para saber o que aconteceria. Sem falar da protagonista carismática e escrita incrível da autora.
(Menção honrosa aqui vai para A Torre Partida, que também me emocionou e me prendeu do início ao fim)




Novo Autor Favorito
Sarah Dessen (Os Bons Segredos)
Eu sempre ouvi falar que a Sarah Dessen era boa, mas não me considero uma grande fã de romances, então não esperava gostar tanto de seus livros. Acabei me apaixonando pela escrita dela e espero muito poder conhecer mais de seu trabalho e saber se todos os seus livros são tão incríveis quanto Os Bons Segredos.


Melhor Final
Amor Amargo
Vou confessar pra vocês que esse livro me ganhou realmente só no final. A protagonista me irritou um pouco porque eu não conseguia entendê-la e só ao fim do livro passei a realmente gostar dela. Entretanto, o final merece um prêmio por si só, tendo sido realista e, ao mesmo tempo, um pouquinho mágico.



Me Deixou Com o Coração na Mão
Sombras Prateadas
Acho que não houve um capítulo desse livro que não tenha feito meu coração acelerar um pouco. É o melhor da série e são tantas cenas tensas que eu queria ler tudo de uma só vez para descobrir logo como iria terminar. Vale a pena sem dúvida alguma.



Melhor Romance
O Lado Feio do Amor
Eu amo esses romances que, apesar de previsíveis, vão se desenvolvendo aos poucos, e foi exatamente o que aconteceu com Tate e Miles. Quando eles finalmente ficam juntos, é de deixar qualquer um apaixonado!






A Escrita Mais Gostosa
No Limite do Perigo
Eu sinto vontade de marcar praticamente um linha a cada página desse livro, de tantas frases marcantes que a autora cria. É uma história de amor torturado que fará qualquer um chorar e sorrir, e entrou para os meus favoritos da vida.





O Maior Segredo
Amor Fora do Ar
Dizer que esse livro me surpreendeu foi muito pouco. O final foi um choque e o livro todo me encantou por muito melhor do que eu esperava. Além disso, me enganou direitinho e não suspeitei de nada que aconteceria até o fim!







Os Melhores Dentre os Melhores


Chegou a vez dos meus prediletos. Sabe quando você sente que um livro foi escrito para você, com todas as características que você adora nos personagens e com aquela trama que simplesmente te encanta? Foi assim que me senti com esses dois livros, tanto que li cada um quase de uma vez só, sem conseguir largar (e não são livros pequenos!). Não poderia escolher um desses dois porque os amei igualmente e meu coração não está aguentando a espera pelas continuações deles.