Resenha - A Bela e a Adormecida

Resenha feita pela Lary!
Título: A Bela e a Adormecida
Livro Único.
Autor: Neil Gaiman
Ilustrador: Chris Riddell
Editora: Rocco Jovens Leitores
Páginas: 72
Ano: 2015
Saiba mais: Skoob
Comprar:  Saraiva // Livraria da Folha


Sinopse: Em uma sombria e fascinante história, as mais queridas princesas dos contos de fadas são reinventadas de maneira brilhante pelo inglês Neil Gaiman e o ilustrador Chris Riddell. Em A Bela e a Adormecida, uma jovem rainha é informada, na véspera de seu casamento, sobre uma estranha praga que assola as fronteiras do seu reino, um sono mágico que se espalha pelo território vizinho e ameaça os seus domínios. Na companhia de três anões, a rainha abandona o fino vestido da festa, pega sua espada e armadura e parte pelos túneis dos anões para o reino adormecido. Uma viagem repleta de ação e suspense que leva a uma surpreendente descoberta. Misturando o conhecido e o novo com perfeita sintonia, Gaiman cria mais uma obra repleta de magia e aventura capaz de hipnotizar o mais exigente dos leitores.
 
A Trama: 
Nessa história sem nomes, três anões saem em busca de um presente para sua rainha que irá se casar, seu reino fica separado de outro por uma imensa cordilheira, por isso eles cavam por baixo dela para chegar ao seu destino. Lá encontram diversas pessoas abrigadas em uma antiga taberna local, com medo da nova praga que têm se alastrado pelo reino, confusos eles voltam para o castelo da rainha e contam o que aconteceu, ela preocupada com seu reino resolve adiar seu casamento e partir para o reino vizinho em busca de respostas. A trama me chamou muito atenção por ter como "o cavaleiro", o "Herói" uma mulher, agora rainha e que já foi uma princesa. Apesar de o tema "mulher independente, e forte" não ser mais novidade ele é na minha opinião ainda pouco explorado, principalmente em contos de fada.

Os Personagens: Como já comentei não há nomes nesse livro, como também não há somente um protagonista, é muito fácil identificar as fontes e inspirações do autor para compor os personagens, mas isso não torna a história chata ou previsivel, ao contrário os personagens parecem mais profundos e ao mesmo simples do que nos contos de fadas comuns, que as vezes chegam a ser um tanto fúteis.

Capa, Diagramação e EscritaO que dizer sobre essa capa? Sério, é uma das Graphic Novels mais lindas que já vi! A encadernação é em brochura toda preta com as ilustrações em branco sombreado em capa dura, revestida, com um jackt fosca com detalhes luminosos em dourado, cinza e preto, elas se contrapõe formando a imagem da capa, e o resultado é lindo! A diagramação me lembra aquelas proclamações reais que vemos nos filmes, e as ilustrações pelo livro e na lateral dos textos tem personalidade e são encantadoras, a escrita é fluída e me passa um tom de ironia gostoso.

Concluindo: Amei o livro, ele só não é perfeito por ser muito curto. Mas além de impecável na edição a história é instigante e reflexiva, uma leitura super agradável e mais do que recomendada!




Classificação: