Resenha - Dentiana: Rainha do Exército das Fadas dos Dentes

Resenha feita pela Lary!
Título: Dentiana: Rainha do Exército das Fadas dos Dentes
Título Original: Toothiana: Queen of the Tooth Fairy Armies
Série: Os Guardiões da Infância #3
1-  Nicolau São Norte e a Batalha contra o Rei dos Pesadelos (2012)
2- Coelhoberto Pascoal e os ovos guerreiros no centro da Terra! (2013)
3- Dentiana: Rainha do Exército das Fadas dos Dentes (2015)
4- The Sandman and the War of Dreams (2013 US)
Autor:
Editora: Rocco
Ano: 2015
Páginas: 240
Saiba mais: Skoob
Comprar: Amazon // Saraiva

Essa resenha não contém spoilers do livro anterior, exceto em trama e personagens secundários.

Sinopse: Depois de Nicolau São Norte e Coelhoberto Pascoal, um novo Guardião – ou melhor, Guardiã – surge para ajudar os protetores dos sonhos das crianças a enfrentar o terrível Breu, o rei dos pesadelos. No terceiro livro da série Os Guardiões, que inspirou o filme A origem dos Guardiões, ninguém menos que Dentiana, a fada dos dentes em pessoa, entra em ação para desvendar o novo plano de Breu. Durona e veloz, ela terá que enfrentar ainda um antigo inimigo que está atrás dos dentes que contém as memórias das crianças. Dentiana é mais uma aventura cheia de magia e surpresas criada pelo renomado escritor e ilustrador William Joyce.

A Trama: Muitos meses depois da batalha no centro da terra, os moradores de Papouff Noelen comemoram a paz voltando ao cotidiano de invenções e felicidade. Todos acreditam que Breu foi destruído pois as crianças nunca mais tiveram sonhos ruins, e os Guardiões não acharam vestígios do vilão e seus comparsas em suas rondas pelo mundo. Em recorrência a todos esses fatos, todos - e quando digo isso é todo mundo mesmo, moradores, crianças, seres mágicos, guardiões e etc. - vão as alpes gelados do himalaia para avisar ao "Homem na Lua" que obtiveram sucesso em sua empreitada, é lá que coisas estranhas começam a acontecer com Khaterine e NoiteLuz e uma nova personagem é introduzida na história. Neste livro temos uma trama  mais adulta e com elementos muitos criativos, deixou a história em si muito mais envolvente.

Os Protagonistas: Ombric e Nicolau se mostram relaxados no inicio deste livro, Ombric muito envolvido em descobrir os segredos de Coelhoberto, agora grande amigo do grupo, e Nicolau envolto em melhorar a vida dos cidadãos e crianças do vilarejo, com novos brinquedos e invenções, inclusive podemos ver aqui o nascimento dos queridos e fofos "duendes" do Papai Noel.

Os Personagens Secundários: Katherine é a única dos guardiões que não aparenta estar muito feliz com o desaparecimento de Breu, angustiada percebe que NoiteLuz - tão próximo a ela - se mostra distante, e se esforça para entender o que está acontecendo. Dentiana, nova personagem é maravilhosa, não só em aparência, mas também em vivência e personalidade, ela é uma menina-mulher guerreira, que despertou muito minha admiração, por ser uma personagem de certo modo crua para uma história infantil e tão fantasiosa e fascinante ao mesmo tempo.

Capa, Diagramação e Escrita: Essa capa de todas foi a minha preferida, seguindo o modelo das outras, com relevos altos e cores fortes - as ilustrações em si, da capa e do livro são muito delicadas e detalhadas, com traços maravilhosos, só me encantei assim com as ilustrações de As Crônicas de SpiderWick. A diagramação é simples e novamente a escrita é fácil, envolvente mas sem soar infantil.

Concluindo: Gostei muito do livro, que li em apenas uma "sentada", é o meu preferido dos três - me encanta muito todo esse universo de lendas infantis criado por Joyce e já está entre meus livros infantis mais queridos. Me agradou principalmente o toque de drama e profundidade dado aos personagens nessa edição. Recomendo novamente a leitura e estou ansiosa pela finalização da série.
            
                                                                Classificação: