Resenha - E Não Sobrou Nenhum

Resenha feita pela Tay!
Título: E Não Sobrou Nenhum
Título Original: And Then There Were None
Livro Único.
Autor: Agatha Christie
Editora: Globo Livros
Páginas: 400
Ano: Ed.: 2014 - Original: 1939
Saiba mais: Skoob
Comprar: Amazon // Saraiva

SinopseUma ilha misteriosa, um poema infantil, dez soldadinhos de porcelana e muito suspense são os ingredientes com que Agatha Christie constrói seu romance mais importante. Na ilha do Soldado, antiga propriedade de um milionário norte-americano, dez pessoas sem nenhuma ligação aparente são confrontadas por uma voz misteriosa com fatos marcantes de seus passados.
Convidados pelo misterioso mr. Owen, nenhum dos presentes tem muita certeza de por que estão ali, a despeito de conjecturas pouco convincentes que os leva a crer que passariam um agradável período de descanso em mordomia. Entretanto, já na primeira noite, o mistério e o suspense se abatem sobre eles e, num instante, todos são suspeitos, todos são vítimas e todos são culpados.
É neste clima de tensão e desconforto que as mortes inexplicáveis começam e, sem comunicação com o continente devido a uma forte tempestade, a estadia transforma-se em um pesadelo. Todos se perguntam: quem é o misterioso anfitrião, mr. Owen? Existe mais alguém na ilha? O assassino pode ser um dos convidados? Que mente ardilosa teria preparado um crime tão complexo? E, sobretudo, por quê?
São essas e outras perguntas que o leitor será desafiado a resolver neste fabuloso romance de Agatha Christie, que envolve os espíritos mais perspicazes num complexo emaranhado de situações, lembranças e acusações na busca deste sagaz assassino. Medo, confinamento e angústia: que o leitor descubra por si mesmo porque. E não sobrou nenhum foi eleito o melhor romance policial de todos os tempos.

A TramaA trama começa com nossos personagens indo para a Ilha do Soldado, convidados por um misterioso Sr. Owen e sem nenhuma relação entre si. Na ilha, a primeira noite trás um certo desconforto, já que seu anfitrião não está lá para recebê-los. É então que surge a voz na gravação, dizendo coisas que aquelas pessoas não poderiam ter feito. Ou poderiam?
O livro todo trás uma aura sombria bem marcante, principalmente depois de lermos a rima infantil dos dez soldadinhos e percebermos que ela tem muito a ver com a forma como as mortes vão acontecendo. A autora não entrega o mistério de bandeja e, quando ela te leva a acreditar em algo, depois muda completamente o rumo das coisas e continua dando pistas falsas até você querer chegar logo no final para desvendar aquela mistério. Para mim, ali pelo meio do livro, eu já tinha minhas suspeitas do que poderia estar acontecendo, mas não acertei no autor de tudo. E admito que foi bem surpreendente a forma como a autora encerra a história.

Os Personagens: Como é bem óbvio, temos dez personagens principais no livro, claro que alguns mais importantes que outros. Particularmente, meus favoritos foram a Srta. Claythorne, Lombard e Sr. Blore, eles movimentaram muito bem a história, além de serem bem duvidosos. Adorei a "química" entre eles lá pelo final. 

Capa, Diagramação e Escrita: Eu acho essa capa linda de mais e tem tudo a ver com a história. Eu li o e-book em inglês, por isso não tenho como dizer com propriedade da diagramação dessa edição brasileira, mas pelas imagens que eu vi na internet ficou bem bonita e quero comprá-la para colocar na estante e poder reler depois. Esse foi meu segundo livro da autora e acho que consegui aproveitar melhor a história lendo no original. Apesar da leitura ter tido a mesma fluidez no livro que li em português, em inglês ela soou mais original para mim e consegui me envolver melhor com o mistério. Isso não quer dizer que vou deixar de ler os livros dela traduzidos (até porque quero tê-los na minha coleção e comprar todos em inglês é meio complicado), foi só algo que percebi quanto leitora.

Concluindo: Eu entendi muito bem porque várias pessoas adoram esse livro. Não entrou para os favoritos, mas eu não consegui deixá-lo até ler a última página e isso é o mais importante em um livro de mistério. Já quero ler logo mais livros da autora.

Esse foi meu livro de janeiro para o desafio literário I Dare You e o projeto 1 Ano com Agatha Christie.

Classificação: