Resenha - Gigantes

Resenha feita pela Maay!
Título: Gigantes
Livro Único.
Autor: Pedro Henrique Neschling
Editora: Paralela
Páginas: 232
Ano: 2015
Saiba mais: Skoob
Comprar: Amazon // Saraiva // Loja Cia das Letras


Sinopse: Tudo começa numa festa de formatura de ensino médio. Cinco amigos comemoram juntos o tão aguardado fim da vida escolar. Apesar de bem diferentes entre si, têm algo em comum: enxergam o futuro como um mar de possibilidades a ser descoberto e explorado. Sonham em ser gigantes, tão grandes quanto suas ambições.
Mas para nenhum deles o futuro será conforme o previsto. À medida que os anos passam, os jovens deparam com as complexidades trazidas pelo chamado da vida adulta. Desilusões amorosas, questões familiares, conflitos na carreira, dúvidas e mais dúvidas… É inevitável: ao chegar perto dos trinta, todos nos tornamos um pouco mais desencantados e - por que não? - sábios. Mas e os sonhos da juventude, onde vão parar?


A Trama: Gigantes acompanha a trajetória de cinco amigos durante a década seguinte a sua formatura no ensino médio. Ao decorrer das poucas páginas, são retratadas diversas mudanças na vida dos protagonistas - desde a escolha de uma faculdade até mudanças de país. 
A história é muito realista e envolvente, realmente envolvente. Me surpreendi gostando da obra muito mais do que eu esperava. 

Os Personagens: Cada capítulo tem como foco a vida de um dos protagonistas, alternadamente, e isso faz com que os personagens secundários fiquem realmente em segundo plano - não conhecemos nenhum tão a fundo que seja possível formar uma opinião sobre eles.
Quanto aos protagonistas, o autor usou de esteriótipos comuns, mas que funcionaram bem - eles convencem o leitor. Lipe principalmente, o garoto gay de pai machista protagonizou uma das mais belas cenas do livro.

Capa, Diagramação e EscritaA capa é simples, mas muito bonita, passa uma sensação de nostalgia (May e suas loucuras). Agora, a escrita foi o verdadeiro ponto forte da obra.  A qualidade da narrativa criada por Neschling me surpreendeu muito - a leitura é fluída, envolvente e deliciosa. Não esperava gostar tanto desse livro. 

ConcluindoO livro me envolveu, e até mesmo me emocionou - principalmente o final, que de primeira me pareceu meio abrupto, mas depois, parando para pensar, fez sentido. 
Desde o início fica claro que o livro se propõe a acompanhar a vida dos personagens por uma década. A década acabou, mas a vida segue seu curso... É diferente de tudo o que já li, e com certeza recomendo. 

Quotes:
Sabe, filha, o amor é tão simples que não conseguimos entender direito como acontece. Nasce quando menos esperamos. Depois acaba, ou se transforma, sem que a gente tampouco perceba. E nós ficamos tentando compreender, decifrar. Pura besteira. [...] A beleza da vida está no que há de mais simples. Está em se permitir sem medo. [...].

Todo garoto sonha em ser um gigante, pensava, mas poucos conseguem triunfar, e não tinha mais tanta certeza que ele possuía capacidade de se tornar tão grande quanto suas ambições. 

Então posso estar louco, mas acordei pensando que a gente morre quando envelhece sem lutar para reproduzir em si a delícia de crescer mantendo a pureza que temos quando a gente nasce. E que nos fará viver para sempre. Para sempre.

Classificação: