Resenha - O Substituto

Resenha feita pela Luh!  
Título: O Substituto
Título Original: Changeling
Série: Ordem da Escuridão
1- O Substituto (2015)
2- Stormbringers (2013 US)
3 - Fool's Gold (2014 US)

Autora: Philippa Gregory
Editora: Galera Record
Páginas: 272
Saiba mais: Skoob
Comprar: Amazon // Ponto Frio // Submarino

Bem diferente do que eu esperava.

Sinopse: Dotado de beleza e inteligência fora do comum, Luca Vero foi visto com desconfiança durante toda a vida... até que o jovem é acusado de heresia. Para escapar da fogueira, aceita se tornar membro de uma Ordem misteriosa cujo objetivo é investigar estranhos relatos que assombram o mundo cristão. Para vencer seus inimigos, Luca se une a uma aliada improvável – Isolde, de 17 anos, fora aprisionada como abadessa de um convento cujas freiras sofrem constantes ataques de histeria. Além disso, os dois precisam combater a crescente atração que sentem um pelo outro. Ou podem acabar num inferno jamais imaginado.

A Trama: Luca é recrutado para uma Ordem secreta e acaba sendo enviado para comandar uma inquisição em um convento. Isolde é uma jovem que é forçadamente enviada para esse mesmo convento e tenta entender o que está acontecendo com as freiras, que parecem ter enlouquecido.
É uma história que tinha muito potencial, mas não conseguiu me cativar da maneira como eu gostaria. A trama é totalmente previsível, eu conseguia "adivinhar" o que aconteceria 50 páginas antes e tinha que ficar empurrando esse trecho da trama até voltar a outra parte interessante. Além disso, o livro é descrito como uma fantasia, porém ele é muito mais semelhante à uma ficção histórica. Eu gostei do livro, porém ele precisa melhorar bastante para chegar à altura das obras anteriores da autora.

O Protagonista: Não tenho muito o que falar sobre Luca porque ele não teve graça nenhuma para mim. É um personagem previsível, sem nada que realmente o torne interessante.

Os Personagens Secundários: A melhor parte do livro foram as mulheres. Acho que gostei de todas por sua astúcia e coragem, até mesmo as vilãs. O livro é contado de diversos pontos de vista, geralmente alternando entre Luca e as mulheres, porém as personagens femininas roubaram a cena de tal maneira que eu desejava que o livro só tivesse o ponto de vista delas.

Capa, Diagramação e Escrita: Não entendi bem a relação dessa capa com a trama, mas gostei dela, especialmente da fonte dourada no título, e é muito melhor que a versão original.
A escrita da Philippa ajudou em algumas cenas e atrapalhou em outras. A autora sabe criar ótimos diálogos, porém seu defeito está nas descrições longas, que combinam com seus livros de ficção histórica, porém arrastaram o ritmo da leitura nesse caso.

Concluindo:Admito que eu tinha expectativas altas para esse livro, porém acredito que a trama poderia ter sido bem melhor. Ainda assim, foi uma leitura interessante e muito informativa, além de eu ter adorado as mulheres.


Classificação: