Resenha - Hugo & Rose

Resenha feita pela Tay!
Título: Hugo & Rose

Título Original: Hugo & Rose
Livro Único.
Autor: Bridget Foley
Editora: Agir
Páginas: 368
Ano: 2015
Saiba mais: Skoob
Comprar: Saraiva // Submarino // Amazon


Sinopse
Rose é uma dona de casa como outra qualquer — exceto em seus sonhos. Desde criança ela sonha com a mesma ilha e o mesmo amigo imaginário: um menino corajoso e divertido chamado Hugo. Esses sonhos são tão incríveis que, mesmo depois de adulta e casada, ela usa as maravilhosas aventuras noturnas de Hugo e Rose para acalentar seus filhos na hora de dormir. Todas as noites Rose escapa da monotonia de sua vida cotidiana para se tornar uma versão melhor de si mesma. Até que um dia Rose esbarra com Hugo na vida real. De repente nada mais parece igual. Eis um homem que realmente a conhece, que cresceu com ela. mesmo que nenhum dos dois seja exatamente como nos sonhos do outro. O encontro acidental faz com que a cabeça de Rose seja tomada por uma cascada de dúvidas, mentiras e uma obsessão perigosa que ameaça destruir tudo o que Rose construiu na vida real. Apesar de tentada a abandonar tudo para tentar entender essa conexão extraordinária, Rose se pergunta se Hugo é na vida real o mesmo homem que em seus sonhos. Ou será que no fim esses eventos extraordinários vão acabar ajudando Rose a desvendar quem ela realmente quer ser?

A Trama: Hugo e Rose se conhecem a quase 30 anos, desde que ela sofreu um acidente quando tentava aprender a andar de bicicleta. Mas isso é apenas no mundo dos sonhos, onde Rose acredita que ele é apenas um amigo imaginário que a acompanha desde então para ajudá-la a enfrentar os problemas de sua vida, toda noite indo para uma ilha de fantasia, onde precisam derrotar monstros e tentar chegar numa cidade e salvar pessoas. Até que um dia Rose jura ter visto Hugo na vida real, e a partir daí várias dúvidas e uma estranha obsessão começam a fazer parte da sua vida.
A trama do livro se foca bastante nessa nova descoberta de Rose, a possibilidade de Hugo ser alguém de verdade. Mesmo contando o dia a dia dos personagens, intercalando com os sonhos fantásticos, a autora conseguiu deixar a história bem interessante e o leitor com vontade de descobrir como aquilo poderia ser verdade.  

A ProtagonistaRose é uma dona de casa acomodada, mesmo que sinta que algo está faltando em sua vida. Eu não senti uma ligação muito forte com ela, mas torci para que tudo terminasse bem e que ela conseguisse resolver a situação em que se meteu. Ela me irritou em alguns momentos por tomar algumas atitudes irracionais e bobas.

Personagens SecundáriosConhecemos duas versões de Hugo, o dos sonhos e o da vida real, assim como de Rose. Para ser sincera, não consegui me apegar a nenhuma dessas versões. Apesar de ele e Rose terem se ajudado por anos em sonho, senti que ele era um personagem meio insubstancial. Josh, marido de Rose, é um cirurgião bem ocupado, que passa muito tempo fora de casa, mas tem muito amor pela família e ama a esposa completamente. Gostei muito da autora não ter feito um marido "fdp" para a Rose de forma que torcêssemos para ela ficar com Hugo, como seria em muitos livros por aí. 

Capa, Diagramação e Escrita: A capa é muito fofa, apesar de bem genérica e não traduzir realmente a história do livro. A diagramação é bem simples, mas bem confortável para leitura. Encontrei apenas alguns errinhos de revisão, mas nada que atrapalhe. Gostei da escrita da autora, mesmo sendo simples, acaba sendo única de alguma forma. Me lembrou um pouco a forma de contar dos filmes de romance. 

ConcluindoEu gostei do livro, apesar de não ter se tornado especial. É uma história que vale a pena pelo crescimento da protagonista que vamos observando ao longo da leitura e, mesmo misturando alguns tons de fantasia, termina de uma forma bem real. Não se encaixa exatamente no termo "romance", mas acredito que quem gosta desse gênero vai gostar da leitura.


Classificação: