Resenha - A Desconhecida

Resenha feita pela Lary!
Título: A desconhecida

Título Original: The Girl with a Clock for a Heart
Livro Único.
Autor: Peter Swanson
Editora:
Novo Conceito
Páginas: 
288
Ano: 2015
Saiba mais: Skoob
Comprar: Submarino


Sinopse: Uma história sombria, em uma atmosfera romântica e um quê de Hitchcock, sobre um homem que fora arrastado para uma trama irresistível de paixão e assassinato quando um antigo amor reaparece. Em uma noite de sexta-feira, a rotina confortável e previsível de George Foss é quebrada quando, em um bar, uma bela mulher senta-se ao seu lado. A mesma mulher que desaparecera sem deixar vestígios vinte anos atrás. Agora, depois de tanto tempo, ela diz precisar de ajuda e George parece ser o único capaz de salvá-la. Será que ele a conhece o suficiente para poder ajudá-la?

A Trama: George está entediado com sua vida há algum tempo, o trabalho com que tanto sonhou perdeu o brilho, e o relacionamento com Irene, agora esporádico, se tornou um incomodo prático. Enquanto sua vida passa, ele já esta com quase 40, não consegue deixar de pensar em Liana - sua namorada da época da faculdade, ele continua a vê-la e a procurá-la em todos os lugares. Por isso, quando ela aparece inesperadamente em um bar local,  ao qual George frequenta, pedindo que a ajude com um favor, no mínimo duvidoso, ele decide ajudá-la. A trama se desenvolve de forma que fiquemos muito curiosos, intercalando acontecimentos do passado e do presente narrados por George.

O Protagonista: George é...um protagonista lastimável (para ser educada), obcecado pela mesma mulher a anos, que aparentemente não o valoriza, ele faz questão de não enxergar a vida estável e sortuda que tem. É covarde, de certo modo me pareceu preguiçoso, um tanto burro ou talvez ingênuo, me proporcionou vários momentos de irritação.

Personagens Secundários: Não há muitos personagens secundários dos quais eu possa dar muitos detalhes...Irene é uma mulher bem sucedida de personalidade comum, apaixonada por George. Nora (obviamente minha personagem favorita é a gata Maine Coon do protagonista), ciumenta e gulosa está sempre implorando por atenção. Liana é o grande mistério deste livro, sexy e manipuladora faz o que quer com todos os homens que encontra.

Capa, Diagramação e Escrita: A capa é instigante e gosto do jogo de letras, não gostei do título dado a edição brasileira, apesar de fazer sentido acho que o título original combina muito mais com a obra - mesmo não ficando muito bonito traduzido. A diagramação é simples e a fonte muda de acordo com a linha temporal da história. A escrita é fluida e magnética, me manteve curiosa até o final.

Concluindo: Fiquei um pouco decepcionada com A Desconhecida, a trama é criativa e o livro bem escrito, o mistério está bem feito e sua resolução é interessante, mas o protagonista é chato e cansativo e o final do livro em si não é muito conclusivo nem inspirador, inclusive apesar de não acontecer um "ponto final" o autor não deixa a impressão de que haverá continuação, o que me deixou frustrada.

Classificação:
                                             https://lh6.googleusercontent.com/-QS8AkW75HkI/Ub88A3l7HDI/AAAAAAAAJ8o/ublSN6pTLQE/w94-h95-no/28.jpg