Resenha - Vamos Juntas?

Resenha feita pela Tay!
Título: Vamos Juntas?

Livro Único.
Autor: Babi Souza
Editora: Galera Record
Páginas: 144
Ano: 2016
Saiba mais: Skoob
Comprar: Saraiva // Submarino // Amazon


Sinopse
Toda mulher já se sentiu insegura na hora de sair sozinha na rua. O risco de ser abordada, perseguida ou assediada é uma realidade. Mas, um dia, uma moça chamada Babi Souza teve uma ideia simples e revolucionária: da próxima vez em que você estiver sozinha, olhe para os lados. Pode ter outra mulher andando na mesma direção. Por que não vão juntas?Logo, o movimento Vamos Juntas? conquistou moças em todo o Brasil, se tornando um símbolo de união feminina e feminismo, na defesa por direitos iguais entre homens e mulheres. Aos poucos, muitas mulheres mudaram sua forma de enxergar o dia a dia e a moça ao lado.
Além de dados sobre o feminismo, que mostram como ainda há tanto a ser conquistado, este guia traz relatos de mulheres que aprenderam, junto ao Vamos Juntas?, a enxergar companheiras umas nas outras. A se unir, ao invés de rivalizar.

A TramaÉ um livro de não-ficção, então não tem exatamente uma trama, mas primeiro acompanhamos a autora nos contando em que situação ela pensou no projeto Vamos Juntas? e como sua vida mudou a partir daí. Depois, como o subtítulo do livro já diz, o livro se torna um guia completo sobre a sororidade, o ato de enxergar na mulher ao lado uma irmã e ajudá-la se necessário. O livro também conta com relatos de mulheres que passaram por alguma situação e conseguiram tirar força e coragem no apoio do movimento, além de listas, tópicos, mensagens inspiradoras e mais. Em um primeiro momento, antes de começar o livro, pode parecer uma leitura chatinha, mas assim que começa o texto flui muito e você quer sempre saber mais e mais sobre o que a autora está nos contando e acaba terminando o livro em apenas uma sentada - foi o meu caso, pelo menos. Duvido você terminar o livro sem querer se juntar a elas.

Capa, Diagramação e EscritaEssa edição toda é muito fofa, desde a capa. A diagramação está maravilhosa, com muito rosa e ilustrações, além de cartões com mensagens no final que você pode recortar (imagens: aqui, aqui, aqui e aqui). A escrita, com certeza, é o que faz o texto fluir facilmente. Não é que seja informal, mas parece que você está sentada com sua amiga e ela está te contando aquilo tudo, sabe? E várias vezes os relatos contidos no livro encheram meus olhos de lágrimas. 

Concluindo: Quando terminei essa leitura, minha vontade foi sair distribuindo um exemplar para toda mulher que eu encontrasse no meu caminho, porque esse é o tipo de inspiração que precisamos para, finalmente, entender que precisamos ficar ao lado umas das outras. Teve uma coisinha apenas no guia que eu não concordei tanto assim, mas isso não estragou de forma nenhuma a importância que ele tem. Então, se você é mulher, esse livro já deveria estar na sua lista.

Quotes:

(...) Todas as vezes na história em que as mulheres se uniram, o mundo mudou. (...)


"Só as mulheres entendem o alívio que é olhar para trás na rua e ver que quem está atrás de você é outra mulher. Na próxima vez que estiver em uma situação de risco (à noite, num lugar pouco movimentado), observe: do seu lado pode haver outras mulher passando pela mesma insegurança. E se vocês fizessem juntas esse trecho do caminho? De quebra você ainda bate um papo e, quem sabe, faz uma amiga!"



Empoderar significa nos apropriarmos do nosso direito de existir na sociedade.


(...) em termos populares, feminismo é a ideia de que mulheres também são gente.


Classificação: