Resenha - O Pequeno Príncipe

Resenha feita pela Maay!  
Título: O Pequeno Príncipe
Título Original: Le Petit Prince
Livro Único.
Autor: Antoine de Saint-Exupéry
Editora: Companhia das Letrinhas
Páginas: 176
Ano: 2015 (original em 1943)
Saiba mais: Skoob
Comprar: Fnac // Amazon // Submarino

Não sei quantas vezes já li esse livro, mas eu nunca canso.

Sinopse: Publicado há mais de setenta anos, O pequeno príncipe é o segundo livro mais lido do mundo - perde apenas para a Bíblia! Traduzido em praticamente todas as línguas, foi escrito pelo francês Antoine de Saint-Exupéry, que, além de escritor, foi um aviador apaixonado pelos céus, num tempo em que aviões não passavam de engenhocas e pilotar era uma espécie de hobby de gente rica ou trabalho perigoso demais. Antoine trabalhou para a primeira empresa a entregar correspondência por via aérea, a Aéropostale, e viveu grandes aventuras nos quatro cantos do globo: passou até pelo Brasil, onde ficou por quase três anos implantando novas escalas e ganhou o apelido de “Zé Perri”. Essas experiências marcaram as suas obras - inclusive O pequeno príncipe.
É por isso que, nesta edição, depois de ler a história do piloto que encontra um menino de cachos dourados no deserto do Saara, o leitor é convidado a fazer um mergulho na vida do autor e nos detalhes e curiosidades que envolvem a obra, em um posfácio recheado de fotos inéditas e informações imprescindíveis.

A Trama: É difícil imaginar que alguém pode não ter ouvido falar desse livro. Mas, se você por um acaso não conhece, por favor, conserte isso o mais rápido possível (comece lendo a resenha até o fim, haha). A história do piloto que se perde no deserto do Saara e lá encontra um principezinho com o coração mais puro do mundo é, na minha humilde opinião, um dos maiores e melhores clássicos que já existiu
Li esse livro, pela primeira vez, com 11 ou 12 anos. Naquela época, não entendi muito bem o que as pessoas viam de tão extraordinário nessa história maluca e fantasiosa. Na segunda leitura, achei alguns quotes interessantes. Foi apenas alguns anos depois que eu tive olhos para ver o invisível. E então me apaixonei. 
Realmente, não sei quantas vezes o reli, mas foram muitas. E a cada releitura, consigo encontrar mais uma lição de vida escondida nessa maluquice toda. 


"O Pequeno Príncipe vai iluminar as crianças com uma luz indireta. Vai atingi-las, penetrá-las no mais secreto de si mesmas e permanecer nelas como uma luzinha que se revelará quando forem capazes de compreender." - Pamela Travers, autora de Mary Poppins.


O Posfácio: O grande diferencial dessa edição da Companhia das Letrinhas está no posfácio escrito por Mônica Cristina Corrêa, recheado de fotos e curiosidades sobre o autor. E que posfácio... Mônica fez um lindo trabalho. 
Apesar de ter lido e relido diversas vezes sua obra, tenho vergonha em admitir que conhecia muito pouco da história do próprio Saint-Exupéry. E lendo-a, me senti como lendo um livro a parte. Que homem extraordinário! 
Tem tanto da vida do autor no livro... Foi como se só depois de conhecer sua história eu tivesse realmente compreendido O Pequeno Príncipe - apesar de saber que nunca o decifrarei completamente. 


"Perdido no espaço, não sabendo quais luzes eram as da Terra, teve de escolher entre os planetas e errou o seu..." - Léon Werth, amigo de Saint-Exupéry, para quem ele dedica O Pequeno Príncipe, sobre a morte do autor.

Capa, Diagramação e Escrita: O que dizer dessa edição maravilhosa? A capa dura, por si só, já me ganharia... Mas a editora se superou. As fotos do posfácio, os desenhos originais do autor, a folha mais grossa... Foi tudo feito com um capricho sem tamanho, resultando em uma edição perfeita. 
Talvez, o que eu mudaria, seria a tradução. Foi bastante estranho ler frases tão características do livro escritas de maneira diferente. Mas, até isso foi justificado - buscou-se ser o mais fiel possível ao texto original do autor. Então, apesar de ainda estranhar, acabei compreendendo a razão disso.


Você se torna responsável para sempre pelo que cativou.
ConcluindoEsse livro é uma experiência mágica. Não encontro forma de descrever uma história que consegue ser tão simples e tão complexa ao mesmo tempo. Que consegue esconder segredos que parecem nos saltar aos olhos exatamente quando precisamos. E quantos segredos ela guarda... 
Se você ainda não leu O Pequeno Príncipe, leia. Eu entendo e respeito quem não gosta do livro, apesar de não entender completamente. Mas não dou desconto nenhum para quem não o leu. É leitura obrigatória, ponto final. E para a maioria das pessoas, ele será aquele tipo de livro do qual você nunca esquece e guarda com carinho em um lugar muito especial do seu coração.


O corpo perece, o essencial não.

Quotes:
[...] se você me cativar, precisaremos um do outro. Você será para mim único no mundo. Eu serei para você única no mundo. 
Eu parecerei estar morto e não será verdade... 

Classificação: