Resenha - Aparências

Resenha feita pela 
Título: Aparências
Livro único.
Autora: Ligia Ortiz
Editora: Amazon
Páginas: 419
Ano: 2016
Saiba mais: Skoob
Comprar: Amazon (ebook)

SinopseNascida em uma família abastada, sustenta uma postura nobre, exibindo a educação refinada no melhor dos círculos sociais com uma beleza ímpar. A sorte parece sorrir para Mariana. Até adentrar em sua casa. A majestosa mansão padece sem cuidados, objetos de arte valiosos foram substituídos por réplicas medíocres e o dinheiro que enchia os bolsos da família Albuquerque é tão escasso que dívidas se acumulam entre bancos e credores. Num cenário ditado pelo severo Sr. Renato, Mariana mantém as aparências, independentemente de sua vontade. Tudo muda quando conhece Rafael. Dono de um poder de sedução intenso e incrivelmente persistente, aos poucos ela abre as portas de sua vida e mostra que sob as brumas há segredos indecorosos, escondidos por anos. Contudo Rafael também guarda segredos e quanto mais eles se aproximam, mais complexa a relação fica. Ressentimentos tingem o passado, marcando o ritmo entre os dois corações. Aceitação pode não ser uma opção e, quando muito é escondido, nada é o que parece ser.

A Trama: Rafael e Mariana se conhecem na faculdade. Rafael age de uma forma um tanto obcecada e atípica. Mariana tem medo, mas não consegue se livrar de Rafael por se sentir tão atraída por ele e pela familiaridade estranha que sente ao olha-lo. A causa da familiaridade é que de fato eles já se conhecem. Rafael lembra disso, mas Mariana não e ele não faz a menor questão de contá-la até que seu objetivo após o reencontro seja atingido, no entanto a verdade começa a se mostrar ser o melhor caminho quando os sentimentos mudam... Reencontros, ressentimentos, relacionamentos abusivos e um passado mal resolvido são as marcas desse romance.

Os Protagonistas: O casal protagonista é daqueles que parecem ter tudo pra não dar certo por causa da posição social de cada, do autoritarismo do pai de Mariana e, posteriormente, da sede de vingança de Rafael, mas apesar disso e talvez justamente por isso, eles despertam a torcida e o carinho do leitor de forma tão intensa. Intensidade aliás é o que não falta entre esses dois. Rola um ensaio de relacionamento abusivo aqui, mas a autora teve cuidado de não romantizar e mostrar o quão absurdo e perigoso isso é na verdade, o que foi muito bom pois esse é um tema em alta atualmente em nossa sociedade.

Personagens Secundários: Achei todos muito bem construídos, até mesmo os pais da Mari, esses sim, vivendo uma relação tremendamente abusiva, de deixar qualquer um revoltado, como fazem todas ações do Sr. Renato no decorrer do livro. Mesmo vivendo uma situação complicada, a mãe de Mariana não ignora a aproximação insistente de Rafael à sua filha e tenta alertá-la de como isso pode ser errado, e o mesmo é feito pela melhor amiga de Mari, sempre preocupada com ela, tanto em relação a Rafael quanto a situação em casa com seu pai.

Capa, Diagramação e Escrita: Apesar de singela, acho que a capa conseguiu casar com o livro. Normalmente prefiro capas que não mostrem rostos, mas em romances estou aprendendo a relevar. A escrita da Ligia é bem gostosa, tanto que não dá vontade de parar de ler até chegar ao final.

Concluindo: Booooom, tão bom! Gostei muito, tanto que queria mais. Fez muita falta um epílogo pra fechar ainda melhor a história. Mas a autora deixou no ar a possibilidade de uma continuação,  então já me ponho na torcida pelo sequência e por mais livros da Ligia.
Classificação: