
Título: George
Título Original: George
Livro Único.
Autor: Alex GinoEditora: Galera Júnior
Páginas: 144
Ano: 2016
Saiba mais: Skoob
Comprar: Amazon // Saraiva // Submarino
Sinopse: Seja quem você é. Quando as pessoas olham para George, acham que veem um menino. Mas ela sabe que não é um menino. Sabe que é menina. George acha que terá que guardar esse segredo para sempre: ser uma menina presa em um corpo de menino. Até que sua professora anuncia que a turma irá encenar “A teia de Charlotte”, e George quer muito ser Charlotte, a aranha e protagonista da peça. Mas a professora diz que ela nem pode tentar o papel porque... é um menino. Com a ajuda de Kelly, sua melhor amiga, George elabora um plano. E depois que executá-lo todos saberão que ela pode ser Charlotte — e entenderão quem ela é de verdade também.
A Protagonista: George - ou melhor, Melissa - é um personagem por quem consegui ter uma empatia enorme - por sua luta, seus medos e sua necessidade de mostrar ao mundo quem realmente é. Ela tem apenas 10 anos e já precisa lidar com tantas questões, ao mesmo tempo que precisa se esconder, ela quer que todo mundo a veja ali dentro daquele corpo.
Personagens Secundários: Adorei Kelly, melhor amiga de George. Ela é bem divertida e me surpreendeu muito quando apoiou a melhor amiga sem hesitar assim que soube do seu segredo. Queria que tivesse um pouco mais da relação de George (Melissa) com a mãe. Achei que a reação dela (da mãe) foi ao mesmo tempo fantasiosa e real. Temos outros personagens que têm sua importância também, como o valentão que adora fazer bullying, o irmão de George e as professoras da escola.
Capa, Diagramação e Escrita: A capa é bem simples, mas eu gosto dela, as letras coloridas trazendo esse ar infantil e a personagem ali, meio escondida. Eu li o livro em ebook no original (em inglês), mas se a Galera tiver mantido a mesma diagramação, está bem simples e fofa. Gostei que o autor (que não se considera de nenhum gênero, mas no português precisamos usar algum artigo) não subestimou seu público alvo (crianças). Sim, o livro é leve, mas tem uma mensagem a passar e Alex Gino consegue fazer isso de forma que qualquer um consegue se entreter e sentir empatia pela história da protagonista.
Concluindo: Eu gostei muito de fazer essa leitura e de poder ver um pouco pelos olhos de uma criança transgênero. Gostei da forma que o assunto foi abordado, mesmo que ainda tenha faltado algo para o livro me ganhar completamente, mas eu realmente recomendo a leitura.