Resenha - Quando o Amor Bater à Sua Porta

Resenha feita pela 
Título: Quando o Amor Bater à Sua Porta
Livro único.
Autora: Samanta Holtz
Editora: Arqueiro
Páginas: 304
Ano: 2016
Saiba mais: Skoob
Comprar: Saraiva // Amazon // Submarino


Sinopse: Ele tem um passado do qual não se lembra. Ela precisa esquecer o seu. Malu Rocha é uma escritora de 29 anos independente, confiante e bem-sucedida. Mora sozinha em São José dos Pinhais, perto de Curitiba, onde mantém uma rotina regrada de pedalar todas as manhãs, escrever e, semanalmente, visitar o avô de 98 anos em uma casa de repouso. Porém sua vida toda controlada sai do eixo quando um homem bate à sua porta e se apresenta como Luiz Otávio Veronezzi, dizendo ter perdido uma reunião marcada com ela. Malu não se lembra do compromisso e sua primeira reação é dispensá-lo. Mas o belo desconhecido insiste, explicando que sofreu um acidente de carro, ficou em coma e perdeu a memória, assim como seus documentos. As únicas coisas que restaram foram um pouco de dinheiro e um papel com o nome e o endereço de Malu, o nome dele e a data da reunião. Luiz confessa que a escritora era sua última esperança para descobrir a própria identidade. O problema é que ela não tem a menor ideia de quem ele seja. Desconfiada, mas sentindo-se responsável pelo acontecido, Malu decide ajudá-lo e embarca em uma jornada para descobrir quem ele é – o que acaba trazendo à tona muitos fatos sobre si mesma, seus medos e segredos mais bem guardados, além de um passado que preferia esquecer. A bela narrativa e a trama que prende do começo ao fim nos convidam a acompanhar Malu e Luiz nessa busca que se transforma em uma história de amor de tirar o fôlego.

A TramaÉ sempre interessante ler um livro onde a personagem principal seja escritora e impossível não imaginar o quanto a autora colocou de si na trama. Por alguns diálogos e cenas dava para saber o que esperar quanto a alguns aspectos, pois se percebia que Samanta, a autora, usou seus personagens para defender uma ideia que não poderia ser hipocritamente ignorada por ela nesse mesmo romance. Então claro que o livro tem pontos previsíveis, como todo romance ele tem seu clichê, mas ao mesmo tempo a trama consegue ser original pela vida dos personagens ser bem explorada e por levantar questões que dão o que pensar sobre a real mensagem que o livro quer passar.
A falta de memória de Luiz somada aos segredos de Malu deixam a historia misteriosa e me fizeram criar várias suposições durante a leitura, que foi emocionante e instigante de um jeito muito bom. 

A Protagonista: Malu teve um crescimento incrível do começo ao final do livro, mudando muito. Ela passa por um ciclo de descobertas sobre si mesma, da mesma forma que a protagonista do livro que está escrevendo e é muito interessante como isso ocorre. Apesar de Luiz Otávio convencer rapidamente a nós, leitores, de que está dizendo a verdade sobre o que aconteceu com ele, Maria Luiza se mantém resistente e se recusa a confiar facilmente em Luiz. É compreensível seu receio quando olhamos por seu ponto de vista, mas ao mesmo tempo isso mostra o quanto ela está fechada e dura como uma rocha para novas pessoas, para acreditar em sentimentos puros e boas intenções, pois ela poderia ter ajudado bem mais o Luiz desde o princípio. Isso não é um "defeito" do livro e sim da personagem e serve, posteriormente, para mostrar o quanto ela mudou, quando ela deixa de ser essa pessoa resistente e fechada e se redescobre...

Personagens Secundários: Luiz Otávio, coincidentemente xará de um dos personagens do livro que Malu está escrevendo, aparece em sua porta desarrumado e desorientado apenas com seu endereço e o nome deles escrito em mãos, procurando por ajuda para descobrir de onde veio e principalmente quem ele é. Seus documentos e sua memória foram perdidos num acidente de carro e depois de muita procura frustrada, descobrem que as pistas sobre sua identidade podem estar em São Paulo, de onde ele possivelmente é. E aí o livro chega em seu ponto alto e sua parte mais interessante.
No geral os personagens secundários foram de grande importância para a trama, não foram simplesmente figurantes ou jogados no livro ao acaso. Os destaques, além de Luiz, são o avô fofo de Malu e sua assistente e fã número um, Rebeca.

Capa, Diagramação e Escrita: Amei essa capa, ficou linda demais! A diagramação tá maravilhosa e a escrita da Samanta atendeu todas minha expectativas. O livro ficou belíssimo tanto por fora quanto no conteúdo, a história contada é muito bonita e emocionante.

ConcluindoO livro é coerente, emocionante, surpreendente e mais um ótimo nacional pra nos encher de orgulho.

 Quotes:
- Malu... As pessoas lutam, erram, se decepcionam. Perdem a memória! - Apontou para o próprio peito. - Mas, quando se sentam para ver um filme ou abrem um livro para ler, não querem mais daquele sentimento negativo. Querem sonhar, acreditar que a felicidade é possível, mesmo que através de uma história inventada por outra pessoa. Elas passam a acreditar naquilo e, por um instante, tomam o sentimento emprestado, como se fosse delas. É por isso que elas gostam tanto dos finais felizes.
Classificação: