
Título: Apenas Um Garoto
Título Original: Openly Straight
Série: Apenas Um Garoto
1- Apenas Um Garoto
2- Honestly Ben
Autor: Bill Konigsberg
Editora: Arqueiro
Páginas: 256
Ano: 2016
Saiba mais: Skoob
Comprar: Amazon // Submarino // Saraiva
Sinopse: Rafe saiu do armário aos 13 anos e nunca sofreu bullying. Mas está cansado de ser rotulado como o garoto gay, o porta-voz de uma causa.
Por isso ele decide entrar numa escola só para meninos em outro estado e manter sua orientação sexual em segredo: não com o objetivo de voltar para o armário e sim para nascer de novo, como uma folha em branco.
O plano funciona no início, e ele chega até a fazer parte do grupo dos atletas e do time de futebol. Mas as coisas se complicam quando ele percebe que está se apaixonando por um de seus novos amigos héteros.
O Protagonista: Rafe é engraçado, divertido e sabe reconhecer as verdadeiras amizades, mesmo que passe por um período onde tenta fingir não gostar de um tipo de coisa para se encaixar em um grupo (leia-se "os atletas"). É difícil concordar com suas ideias, mas conseguimos compreender seus motivos. Não é exatamente um personagem memorável, mas pelo menos é agradável de acompanhar durante a leitura do livro.
Capa, Diagramação e Escrita: Gosto mais dessa capa que da original, não sei dizer exatamente o porquê. A diagramação é bem simples, mas confortável para a leitura. A escrita do autor é bem fluida e divertida, só queria que ele tivesse colocado um propósito maior nas redações que Rafe escreve ao longo do livro (elas servem basicamente para o professor de literatura testar as habilidades de escrita de Rafe e para termos flashbacks do passado do protagonista, mas faltou alguma coisa para me convencer de que esse tipo de recurso foi realmente necessário no livro).
Concluindo: Eu gostei bastante do livro e consegui me importar com o protagonista, embora suas decisões tenham me feito revirar os olhos algumas vezes. De qualquer forma, é um livro que vale a pena colocar na lista.