Resenha - Novembro, 9

Resenha feita pela Luh!

Título: Novembro, 9
Título Original: November 9
Livro Único
Autora: Colleen Hoover
Editora: Galera Record
Páginas: 352
Ano: 2016
Saiba mais: Skoob
Comprar: Saraiva // Amazon

Não chega perto do melhor da Colleen, mas ainda é muito bom.

Sinopse: Fallon conhece Ben, um aspirante a escritor, bem no dia da sua mudança de Los Angeles para Nova York. A química instantânea entre os dois faz com que passem o dia inteiro juntos – a vida atribulada de Fallon se torna uma grande inspiração para o romance que Ben pretende escrever. A mudança de Fallon é inevitável, mas eles prometem se encontrar todo ano, sempre no mesmo dia. Até que Fallon começa a suspeitar que o conto de fadas do qual faz parte pode ser uma fabricação de Ben em nome do enredo perfeito. Será que o relacionamento de Ben com Fallon, e o livro que nasce dele, pode ser considerado uma história de amor mesmo se terminar em corações partidos?

A Trama: Acho que deveria começar informando que sou uma grande fã de Colleen e já li quase todos os seus livros que foram publicados aqui. Tendo dito isso, infelizmente Novembro 9 passou longe de ser meu favorito, mas ainda gostei bastante.
A trama conta a história de Fallon, uma garota bem problemática, e Ben, um misterioso gato que cai de paraquedas na vida dela. Em um único dia, Ben e Fallon vivem uma história bem intensa, porém a protagonista está decidida a não mudar sua vida por causa de um homem (o que eu adorei, claro), então ela vai embora naquela mesma noite e eles combinam de se encontrar novamente em um ano, no mesmo dia, sem ter nenhum contato até a data. É uma premissa muito interessante e faz com que o leitor possa acompanhar a vida dos personagens sem ter muito trabalho.
Meus maiores problemas com o livro foram que Colleen novamente utilizou da trama "grande segredo oculto e bombástico", que está ficando bem cansativa, e a falta de comunicação entre os protagonistas gerou uns problemas bem desnecessários. Ainda assim, o livro é daqueles que te prende do início ao fim, o romance é fofo e envolvente e o final é daqueles que, apesar de previsível, não deixa a desejar.

Os Protagonistas: Acima de tudo, achei Fallon uma pessoa bem madura. Sim, ela se entrega completamente no romance e tudo acontece rápido demais para ser realista, porém Fallon tem a cabeça no lugar e sabe que a vida dela e de Ben deve ser mais importante que o romance deles, então ela prioriza suas carreiras e famílias. Além disso, adorei poder ver ela ganhando mais confiança e mostrando sua verdadeira personalidade ao longo dos anos.
Ben consegue ser fofo em muitas ocasiões, como quando se esforça para tornar seus beijos com Fallen dignos de um livro, porém também sabe ser um idiota, escondendo coisas importantes e demonstrando seu lado mais possessivo e machista de vez em quando. Ainda assim, gostei muito da maneira como ele amadureceu com o tempo e seus grandes gestos românticos foram fofos.

Os Personagens SecundáriosConsiderando que o livro acompanha somente um dia a cada ano na vida dos personagens, não sobra tanto espaço para outras pessoas, porém ainda assim a autora conseguiu dar atenção à família e aos melhores amigos dos dois. Eu achei os personagens um pouco básicos, porém entendo que esse formato de livro não permite espaço para mais.

Capa, Diagramação e EscritaAchei a capa absolutamente linda! Ela dá foco especial no título do livro, que obviamente é o ponto principal da trama. Eu só achei que "Novembro, 9" ficou bem estranho para o título, "9 de novembro" seria melhor.
A escrita da Colleen continua super gostosa. Em cada livro ela introduz um elemento especial na escrita como cartas, letras de música, poesia e nesse caso foram capítulos do livro que Ben estava escrevendo, que ajudam a entender melhor o passado. O livro ainda traz belíssimas citações, daquelas que dão vontade de anotar para não se esquecer.

ConcluindoComo já disse, não é o meu favorito e há uma boa quantidade de drama desnecessário. Tendo dito isso, devorei o livro e estava louca por mais, adorei a premissa e a maneira como era possível acompanhar toda a evolução dos personagens de uma maneira tão dinâmica, então vai continuar na minha lista de recomendações.

Classificação: