Resenha - Winter

Resenha feita pela Luh!
Título: Winter
Título Original: Winter
Série: Crônicas Lunares
1- Cinder (2013)
2- Scarlet (2014)
3- Cress (2015)
3.5 - Fairest (2015 US)
4- Winter (2016)
4.5- Stars Above (2016 US)
Autor: Marissa Meyer
Editora: Rocco
Páginas: 688
Saiba mais: Skoob
Comprar: Submarino // Amazon

Atenção: Essa resenha não contém spoilers dos livros anteriores (exceto na sinopse).

Sinopse: Depois de Cinder, Scarlet e Cress, inspirados, respectivamente, nas histórias de Cinderela, Chapeuzinho Vermelho e Rapunzel, Marissa Meyer entrega a eles o último capítulo da série, em que reconta a história de Branca de Neve com tintas distópicas. Na trama, a princesa Winter vive subjugada por sua madrasta, Levana, que inveja sua beleza e não aprova os sentimentos da jovem pelo amigo de infância e belo guarda real Jacin. Mas Winter não é tão frágil quanto parece, e, junto com a ciborgue Cinder e seus aliados, a jovem princesa é capaz de ini¬ciar uma revolução e vencer uma guerra que já está em andamento há muito tempo. Será que Cinder, Scarlet, Cress e Winter podem derrotar Levana e encontrar seus finais felizes?

A Trama: Winter é a conclusão das Crônicas Lunares e foi ótimo. Minha parte favorita foi que a autora conseguiu incluir todos os oito personagens mais importantes, explicando seus finais e dando tempo para que cada um pudesse se desenvolver bem e ainda assim ter um papel significativo na trama geral.
É claro que a trama tem seus momentos felizes, mas o clima geral é de tensão. Os conflitos se intensificam até atingirem um ápice emocionante em que você não consegue parar de torcer. O final é satisfatório, dando aquele gostinho de final feliz, porém nem tudo é perfeito. Em geral, foi um livro que me prendeu do início ao fim. Minha única reclamação é que achei desnecessário que ele fosse tão longo, senti que algumas cenas de luta não acrescentaram nada na trama. Ainda assim, adorei o clima de perigo durante toda a história e, principalmente, a maneira como os personagens se separavam e se reencontravam o tempo todo.

Os Personagens: Eu não consigo eleger um protagonista só, já que vamos ganhando novos personagens principais a cada livro. Winter, a garota que tem o nome no título, é uma maluquinha cheia de manias, mas capaz de derreter até o mais feroz dos corações. Amei a maneira como as pessoas confiavam na garota, mesmo que ela fosse muito estranha.
Quando aos outros, eu amo os personagens dessa série. A autora realmente se dedicou a tornar cada um especial, com suas próprias manias, medos e desejos, fazendo com que eu me apegasse a praticamente todos. Além disso, há inúmeros casais, desde aqueles que já sabem que são um casal, aos novos romances fofos em que todo mundo é um pouco desajeitado.
Caso vocês não tenham visto, resenhei também o livro de contos da série e recomendo para conhecer melhor os personagens, especialmente a Rainha Levana!

Capa, Diagramação e Escrita:  O que dizer dessas capas lindas? Cada livro ganhou uma capa que lembra o conto original em que o livro foi baseado. Como Winter é baseado na Branca de Neve, a icônica maça recebeu destaque na capa e eu já amei! As cores combinam com as outras capas e a diagramação interna está belíssima, especialmente nas divisórias das cinco partes do livro, com frases do conto original. É um luxo!
Marissa é uma autora extremamente talentosa. Sua escrita é rápida de ler, não cansa, porém ela ainda consegue detalhar os cenários e transmitir toda a emoção e sentimentos necessários, com diálogos hilários intercalados com cenas intensas. Cada personagem tem sua própria voz, seria impossível confundi-los, e pretendo continuar acompanhando o trabalho da autora.

Concluindo: A série foi ótima do início ao fim. Cada livro acrescentou novos personagens à trama e tinha um início, meio e fim distintos, porém ainda colaborando para a trama principal da série. Foi simplesmente o trabalho de um gênio. Eu sei que a série não é das mais baratas, mas prometo que compensa. A trama é ótima, o trabalho gráfico é maravilhoso e é impossível não se apaixonar por um dos personagens (ou todos)!

Classificação: