Resenha - O Bosque Subterrâneo


Título: O Bosque Subterrâneo
Título Original: Under Wildwood
Série: Cronicas de Wildwood
1- O Bosque Silencioso (2014)
2- O Bosque Subterâneo
3- Wildwood Imperium (2014 US)
Autor: Colin Meloy
Editora: Galera Junior
Páginas: 432
Ano: 2016
Saiba mais: Skoob
Comprar: Saraiva \\ Submarino

Simplesmente adorável!

Sinopse: A vida de Prue McKeel é extremamente normal. Isto é, até que seu irmão é raptado por corvos e levado para o intransponível e impassável bosque, denso e emaranhado nas bordas de Portland. Ninguém nunca vai até lá, ou pelo menos nunca ninguém voltou para contar. Assim começa uma aventura que levará Prue e seu amigo Curtis profundamente na impassável floresta. Lá, eles descobrem um mundo secreto no meio de uma agitação violenta - um mundo cheio de criaturas guerreiras, místicos pacíficos e figuras poderosas com as mais sombrias intenções. E o que era para ser um resgate se torna algo muito maior. Eles se encontram entrelaçados em uma luta pela própria liberdade do bosque. Um lugar que os locais chamam de Wildwood.

A TramaA vida não é mais a mesma depois da grande aventura que Prue viveu quando cruzou a fronteira do bosque impenetrável em sua cidade, nada tem graça comparado ao verde infinito e suas criaturas peculiares; Sem contar a saudade de Curtis, que continua no bosque agora treinando para se tornar um bandido! Mas as coisas não andam tão bem quanto Prue imagina, o clima continua inóspito na floresta e uma conspiração está sendo tramada. Queria ler o livro de Colin Meloy já havia algum tempo, só que acabei lendo o segundo volume das Crônicas de Wildwood;  Não é indispensável a leitura seguida da série, mas é recomendada.

A Protagonista: Prue é incrível, com apenas 12 anos ela é divertida, excêntrica e irônica, está extremamente entediada com a vida cotidiana, distraída ela mal presta atenção nas aulas da escola e Portland se torna uma grande folha em branco. Quando sofre um atentado ela parte em uma missão para salvar sua vida, a de seus amigos e a floresta; Assim ela e Curtis descobrem a existência de uma extensão da floresta no subterrâneo.

Os Personagens Secundários: Curtis agora é um mestre no ofício que escolheu, quando descobre que a vida de sua amiga está correndo perigo, é ele que se apressa para rastreá-la e trazê-la para floresta a fim de proteger ambas. Em paralelo temos as irmãs de Curtis: Elsie e Rachel, que são levadas para um orfanato cruel controlado por uma mulher tirana e um misterioso empresário adepto a trabalho infantil!

Capa, diagramação e escrita
A capa e a diagramação desse livro são maravilhosas, únicos. A capa me lembra um brasão exótico e campestre enquanto o interior é repleto de ilustrações detalhadas de diversos tamanhos em preto e branco, contendo ainda uma surpresa em suas últimas página (que eu não vou contar qual é). A escrita é criativa e eloquente, apesar da temática parecer infantil, Colin constrói uma trama intrincada e eletrizante que em nada se parece com um livro infanto-juvenil.

Concluindo: O livro não têm uma final pontual, várias perguntas ficaram sem resposta, e tive a impressão em algumas partes de uma história de transição (aquele "tapa buraco"). Estou ansiosa para ler o primeiro volume e para o lançamento do terceiro, que já saiu há alguns anos no exterior. Recomendo a leitura para quem já gosta do estilo, para os que já são sonhadores e também para aqueles que precisam sonhar!