Retrospectiva Literária 2016 - May

Mais um ano começando e vocês já devem saber o que isso significa, não? Chegou a hora de escolhermos nossas melhores leituras de 2016! E preciso dizer que não foi nada fácil - 2016 pode ter sido um ano bem difícil em diversos aspectos, mas, no que diz respeito aos livros, acho que foi um dos melhores da minha vida.



Personagens Secundários de Primeira
Na Estrada Jellicoe
Já na resenha desse livro eu adiantei que ele estaria entre minhas melhores leituras do ano. Os personagens secundários desse livro não são somente essenciais para a trama, eles são apaixonantes. Sofri com suas histórias como se fossem protagonistas, e é isso o que me fez colocá-lo aqui, nessa categoria.





Mais Realista
O Menino no Alto da Montanha
Essa foi uma leitura cruel, exatamente por ser tão crível. Não acho que seja um livro para qualquer pessoa, pois é preciso ter um psicológico bem forte para aguentar ver uma criança tão pura ser corrompida de maneira tão ardilosa. Mas se você aguentar, não há a menor sombra de dúvida de que essa será uma leitura que vai te marcar para sempre.




Melhor Ficção Científica
Um Mundo Melhor
Esse não é surpresa para ninguém, né? Se Brilhantes já tinha me conquistado perdidamente, Um Mundo Melhor colocou essa série entre as minhas favoritas da vida - bem perto do topo. Mal posso esperar por Written in Fire, o livro final da trilogia.




Novo Autor Favorito
O Acordo
Elle Kennedy foi uma das maiores surpresas desse ano. E mesmo depois de algum tempo, ainda é extremamente difícil explicar a razão pela qual seus livros me conquistaram tanto. Mas a obsessão persiste e eu mal posso esperar por mais livros dessa autora incrível com essa escrita tão enlouquecedoramente viciante.


Melhor Final 
A Caderneta Vermelha
Esse é um livro super curtinho e que não tem nada de tão extraordinário assim, exceto a forma como final foi escrito - que não posso deixar passar em branco. O final é lindo, poético, explosivo... E, com certeza, um dos que mais me marcaram esse ano.





Me Deixou Com o Coração 
na Mão
A História de Nós Dois
Eu não sou uma pessoa que chora fácil, e acho importante esclarecer isso antes de dizer que esse livro quase fez eu me afogar em lágrimas. Enfim... Não foram apenas as lágrimas que deram à história de Emma um lugar especial no meu coração. Nem a escrita maravilhosa de Dani Atkins - apesar de que isso talvez seria suficiente. Mas foi a construção da história, a forma como a autora conseguiu me pegar totalmente desprevenida e transformar uma história aparentemente fofa e clichê em algo tão surpreendente e original.




Melhor Romance
Depois da Última Dança
Essa é uma leitura para a qual eu quase não tinha expectativas e, exatamente por isso, adiei por vários meses. Porém, quando finalmente dei uma chance ao livro... Ele ganhou meu coração completamente. Depois da Última dança é um livro que aqueceu meu coração e me deixou com um sorriso leve no rosto - é realmente uma pena que essa obra tão rica e original não seja muito conhecida.





A Escrita Mais Gostosa
Tudo e Todas as Coisas
A escrita de Nicola Yoon é deliciosa! As páginas simplesmente fluem, e quando você se dá conta, o livro acabou. Isso sem contar o quão fofa e leve é a história de Maddy. Sério, esse livro é muito amorzinho - não tem palavra melhor para descrever.

O Maior Segredo
S.
Considerando que, ao acabar a leitura, ainda há mistérios a serem descobertos e discutidos sobre S., eu não poderia citar outro livro aqui. A experiência de ler essa obra é única - algo pelo qual todo apaixonado por livros deveria se aventurar. Sem contar toda a edição maravilhosa, né? Ainda não superei isso!






O Melhor Dentre os Melhores
Proibido
Esse livro me destruiu. Ele pegou meu coração, arrancou do peito, jogou no chão, pisoteou, esmagou, destrinchou e destruiu completamente. A escrita de Tabitha Suzuma é visceral, é dolorosa, é única... Me faltam palavras para descrever o quão profundamente essa história me atingiu. E se vocês forem escolher um único livro dessa lista para dar uma chance, pensem com carinho a respeito de Proibido. Não vou mentir e dizer que será uma leitura que te deixará feliz, porque não vai, nem um pouco. Mas, com a maior certeza do mundo, ela irá te marcar para sempre.