Resenha - Cozinha Confidencial


Título: Cozinha Confidencial
Título Original: Kitchen Confidential: Adventures in the Culinary Underbelly
Autor: Anthony Bourdain
Editora: Companhia de Mesa
Páginas: 408
Ano: 2001
Saiba mais: Skoob
Comprar: Saraiva // Amazon 

A verdade nua e crua de uma cozinha profissional.


Sinopse: Uma blitz impiedosa nos restaurantes: eis como se pode resumir "Cozinha Confidencial". Chef de um dos bistrôs mais badalados de Manhattan, o Les Halles, Anthony Bourdain, que é também romancista, fez o impensável neste livro: com doses iguais de perspicácia, maldade e humor, contou todos os segredos da profissão, dos mais sórdidos aos mais divertidos, junto com as falcatruas e safadezas do negócio. Mas não só isso: dono de um interessantíssimo trajeto pessoal, é com prazer indisfarçável que ele aproveita para fazer também um pouco de escândalo autobiográfico. Como escreve Nina Horta na orelha, "em meio a nuvens de fumaça de maconha, quantidades importantes de cocaína, outras várias drogas e uma animada atividade sexual, Bourdain mistura lembranças e comentários, com direito a mafiosos e Frank Sinatra, muito derramamento de sangue, bebedeiras gigantescas, pitadas de suspense e uma alegria atordoante no ar". Enquanto expõe as entranhas dos restaurantes - de lavagem de dinheiro ao uso "criativo" de ingredientes com data de vencimento no limite -, Bourdain vai dando conselhos úteis. Restaurante com banheiro sujo, por exemplo, deve ser riscado sumariamente da lista. Banheiro é facílimo de lavar, ele lembra. Se estiver sujo, imagine a cozinha...

A Trama: Em um tempo de chef's celebridades, a cozinha profissional tem sido bastante romantizada, e a obra de Anthony Bourdain vem para dar um choque de realidade no leitor. Mesclando fases de sua vida com a realidade bem barra pesada das cozinhas e acrescentando algumas dicas bastante úteis, o autor me conquistou e fez com que as 400 páginas passassem sem que eu sequer me desse conta.

Capa, Diagramação e Escrita: A capa é muito bonita, o jogo de cores teve um resultado maravilhoso e combinou bastante com o conteúdo que carrega. Mas o grande diferencial aqui, está na diagramação - nas anotações nas margens, partes destacadas e tal. Além do resultado ser graficamente agradável, dá uma sensação muito gostosa de proximidade com o autor. 
A escrita de Anthony Bourdain é bastante ácida, crua e surpreendentemente envolvente. Confesso que sou uma apaixonada pela cozinha e tenho o hábito louco de ler livros de culinária, mas entendo que essa é uma mania de doidos e poucos apreciam esse tipo de leitura. No que diz respeito à Cozinha Confidencial, a escrita do autor tem um "punch" que a faz atraente até para as pessoas mais normais

Concluindo: Gostei muito da leitura e, com certeza, recomendo. Porém, ainda que não seja apenas para apaixonados pela culinária, preciso admitir que esse não é um livro que irá agradar a qualquer um. 
Essa é uma obra de não-ficção, autobiográfica e que conta com uma narrativa um tanto quanto pesada. No entanto, se você estiver disposto, garanto que irá apreciar cada capítulo.