Resenha - Fallen


Título: Fallen
Título Original: Fallen
Série: Fallen
1 - Fallen (2016) (Na versão original, 2010)
2 - Tormenta (2011)
3 - Paixão (2011)
4 - Êxtase (2012)
Autora: Lauren Kate
Editora: Galera Record
Páginas: 406
Saiba Mais: Skoob
Comprar: Amazon (Capa do filme)// Submarino (Capa do Filme) // Saraiva (Capa Original)

Sinopse: Há algo estranhamente familiar em Daniel Grigori. Misterioso e evasivo, ele conquista a atenção de Luce Price desde o primeiro momento, no seu primeiro dia no internato da Sword & Cross. O rapaz é uma faísca de luz, em um lugar onde os telefones celulares são proibidos e os outros estudantes são, todos, muito desajustados. Mas Daniel guarda um segredo. E Luce está determinada a desvendar os mistérios por trás de seu amado, mesmo que ele não tenha nenhum interesse nela. Mesmo que ela acabe morrendo. 

A Trama: Esse livro foi diferente do que eu esperava. Já começo confessando que li muitas críticas ruins, então esperava um livro terrível... o que ele não foi. Sim, está longe de ser perfeito, mas em geral Fallen é um livrinho bem divertido, especialmente se você gosta de segredos e triângulos amorosos.
Na minha opinião, a autora esticou desnecessariamente o mistério por trás de Daniel, mas adorei conhecer os moradores de Sword & Cross, um tipo de reformatório para adolescentes problemáticos. Em geral, o livro está mais para um contemporâneo normal sobre uma garota com alguns problemas, porém no final os mistérios vão se revelando e as pistas vão se encaixando.

A ProtagonistaLuce me irritou um pouquinho com sua falta de amor próprio. Eis o padrão que ela seguiu por 80% do livro: Luce tenta se aproximar de Daniel. Daniel é um idiota com ela. Luce dá atenção para Cam, porque ele está disponível, até correr novamente atrás de Daniel. Eu sei o que você está pensando: tem que ser muito trouxa para correr atrás de um cara que só te esnoba. Porém Daniel também tem seus momentos fofos e tudo tem um motivo, que é revelado no final.
No mais, gostei da facilidade de Luce em fazer amizades e de seu relacionamento com sua família.

Os Personagens Secundários: Daniel foi um personagem que não me conquistou, por causa do comportamento descrito acima, mas sinto que ele vai melhorar muito nos próximos livros. Cam, por outro lado, foi um fofo no início, tão fofo que eu fiquei com muita pena porque Luce não tratava ele muito bem, mas aos poucos o personagem foi mudando.
As meninas eram as melhores partes do livro, personagens diferentes, sinceras e cheias de personalidade.

Capa, Diagramação e EscritaUma coisa que gostei muito na versão nova da capa - feita de acordo com o filme -, é que ela continua combinando perfeitamente com as outras capas da série. Para quem interessar, também existe uma nova versão em capa dura com uma ilustração linda de morrer!
A diagramação da minha edição estava normal, nada de ruim e não notei nenhum erro de tradução.
A escrita da Lauren Kate é bem simples e talvez por isso algumas pessoas tenham se sentido entendiadas. Eu acredito que o livro seja voltado para adolescentes bem jovens, entre 12 e 14 anos, então tenha isso em mente quando for ler. Provavelmente os mais velhos não terão tanta paciência com o "drama adolescente", porém o livro tem pontos fortes.

Concluindo: Foi péssimo? Nem um pouco. Eu me irritei um pouquinho com o romance, mas tirando isso foi um livro normal de fantasia, com um pouco de mistério e segredos, uma revelação "bombástica" no final e um climinha de ensino médio, porém eu gostei. 
Pretendo continuar a série? Ainda não sei. O livro não tem algum diferencial que me prenda a ele, então vai depender da minha disponibilidade. Mas definitivamente fiquei curiosa com o final.