Resenha - O Mosaico e Outras Histórias

Título: O Mosaico e Outras Histórias
Livro Único.  
Autor: Nikolai Streiski
Editora: Chiado
Páginas: 218
Ano: 2016
Saiba mais: Skoob
Comprar: 
Chiado (editora) // Saraiva

SinopseO resultado foi um mosaico de pistas - pequenas singularidades, datas coincidentes, dias estranhos, histórias curiosas, como as narradas acima e muitas outras. A princípio, pensei em apenas colocar as informações sobrepostas na hyperwall e olhar um segmento por vez. Numa das primeiras noites após ser escalado para o caso, sonhei com uma raiz, que infinitamente crescia dentro da terra e subia aos céus.

A Trama: O Mosaico e Outras Histórias é um livro de contos dividido em duas partes, sendo que na primeira temos contos que, de alguma forma, se entrelaçam, e na segunda temos contos avulsos escritos na adolescência do autor. Foi um pouco difícil eu conseguir entrar nas tramas propostas pelo autor nesses primeiros contos, que apesar de contarem etapas de uma mesma história, trazem gêneros e tempos diferentes. Gostei do cenário pós-apocalíptico montado, mas senti falta de algo que realmente me conectasse ao que estava acontecendo. Os contos da segunda parte conseguiram ser mais interessantes em sua maioria, o que eu mais gostei foi o "As Duas Mortais". Entretanto, eles traziam um gostinho de "já vi isso antes" que foi difícil de ignorar.

Capa, Diagramação e Escrita: A capa pode parecer um pouco esquisita, mas eu gosto dela, foi a primeira coisa que chamou minha atenção para o livro. Por dentro, o livro trás várias ilustrações no mesmo estilo da capa, para mostrar algo que está acontecendo na história, porém de um forma tanto quanto abstrata. O livro também poderia ter usado de uma segunda (ou terceira, quarta...) revisão no texto, principalmente nos contos da juventude do autor, que contêm alguns erros de gramática e pontuação gritantes. A narrativa do autor não conseguiu me cativar tanto. Me pareceu que ele queria parecer inteligente a todo custo, o que resultou em um texto forçado e, por vezes, travado. Sabe quando você lê um diálogo e instantaneamente pensa "ninguém fala desse jeito"? Pois é.

ConcluindoO Mosaico e Outras Histórias não foi um livro para mim. Foi difícil eu realmente gostar de algum dos contos e a narrativa do autor foi um dos maiores empecilhos para eu conseguir me envolver com as histórias. Se você for um grande fã de mistério e ficção-científica, talvez valha a pena dar uma chance para a primeira parte dos contos.