Resenha - A Playlist da Minha Vida

Título: A Playlist da Minha Vida
Título Original: This Song Will Save Your Life
Livro Único
Autora: Leila Sales
Editora: Globo Livros
Páginas: 314
Ano: 2014
Saiba mais: Skoob
Comprar: Saraiva // Globo Livros

Superou as expectativas.

Sinopse: Elise Dembowski nunca foi popular na escola. Ninguém conversava com ela na hora do intervalo nem a convidava para sair no fim de semana. Pior. Ninguém jamais se interessou em saber o que tanto a ela escutava em seu iPod: playlists com o melhor da música pop, único território em que Elise se sente confortável e confiante.
Diante de seu desajuste em relação à maioria, a adolescente tenta de tudo – inclusive a mais radical das saídas, felizmente sem sucesso. No auge de seu solitário desespero, o acaso a leva até a porta de uma balada noturna, via de acesso para um mundo completamente novo, cheio de som e diversão, no qual sua veneração por música funciona como senha para inclusão em um inédito círculo de amizades.
As festas noturnas do Start – o melhor clube underground do mundo – tornam-se o lugar onde a felicidade, a aceitação social e até o amor são possíveis para Elise. Não demora muito para que um misterioso bullying eletrônico e a habilidade da garota como DJ coloquem em confronto este universo com a dura realidade cotidiana.

A Trama: A Playlist da Minha Vida conta a história de Elise, uma garota no ensino médio com alguns problemas bem sérios. Logo no início do livro, após se dedicar intensamente a se enturmar na escola, Elise passa por uma situação ruim e decide se matar. Na verdade ela até admite que fez isso pra chamar a atenção, e isso unido aos clichês muito estereotipados de ensino médio americano me deixou irritada no início, mas aos poucos o livro me conquistou.
Ao longo da trama, Elise acaba descobrindo a boate Star, onde ninguém sabe quem ela é e Elise não precisa se esforçar para se encaixar. É lá que a maior parte da jornada de amadurecimento da garota acontece, e é uma jornada apaixonante. Gostei bastante do final e do clima de final feliz, que tornou o livro fofinho.

A Protagonista: Como falei, tive alguns problemas com Elise no início, simplesmente não achei realista a maneira como todos queriam fazer bullying com a garota. Porém, quando Elise descobre a Star e aos poucos vai se descobrindo, ela foi me conquistando e mostrando mais da sua personalidade cativante. Gostei que ela era uma garota insegura e um pouco tímida, porém se arriscava quando acreditava valer a pena.

Os Personagens Secundários: Gostei  de alguns personagens, outros nem tanto. Acho que a mãe e o pai de Elise eram interessantes, mesmo que um pouco "simples", e os irmãos dela eram muito fofos. As pessoas do ensino médio, entretanto, seguiam aqueles esteriótipos cansativos, enquanto as pessoas da Star eram as mais complexas e cativantes. Adorei Char e a maneira como ele conseguia conquistar todo mundo, realmente mereceu seu apelido de "Príncipe Encantado", mas aos poucos a autora foi demonstrando que nem tudo são flores.

Capa, Diagramação e EscritaNão adorei essa capa, porém admito que ela combina muito bem com o clima do livro. O título, entretanto, ficou ótimo, talvez até melhor que o original.
A diagramação interna desse livro é absolutamente maravilhosa. Desde fontes diferentes a um trechinho de uma música no início de cada capítulo, eu amei o trabalho gráfico.
Quanto à escrita da Leila, acho que poderia melhorar um pouco nas descrições, a linguagem era bem simples, porém é um livro bem acessível e interessante para adolescentes.

Concluindo: Não foi perfeito, mas algo mágico acontece no meio da trama, enquanto você vê a protagonista amadurecendo e simplesmente não consegue tirar o sorriso do rosto enquanto ela descobre que é perfeita do jeitinho que é. Achei uma leitura muito interessante para adolescentes, mas também vai agradar aos mais velhos.