Recapitulando - Série Crônicas de Amor e Ódio

Este é um resumo dos livros da série Crônicas de Amor e Ódio, da Mary E. Pearson Este resumo foi criado com o intuito de ajudar os leitores a relembrar momentos importantes dos livros, antes de ler o livro seguinte da série. É importante lembrar que esses resumos contém muitos spoilers, já que eles são necessários para que você lembre o que aconteceu.

The Kiss of Deception - Crônicas de Amor e Ódio #1 - Mary E. Pearson
EM RESUMO: Lia, uma princesa, decide fugir de seu lar para escapar de um casamento arranjado. Junto de sua criada e amiga, Pauline, elas se escondem em um pequeno vilarejo, trabalhando em uma estalagem. O príncipe, ao saber da notícia, decide partir atrás de sua noiva. Ao mesmo tempo, um assassino enviado por um reino rival para matar Lia também parte em busca dela. Os dois a encontram, e durante toda a trama não sabemos quem é o príncipe e quem é o assassino, até que Lia decide voltar para casa - por causa de seu irmão - e Kaden, que revela ser o assassino, captura a princesa. Eles começam uma jornada distante para voltar ao reino de Kaden, Lia consegue escapar, porém Kaden a encontra novamente e eles continuam sua jornada. Rafe finge ser um emissário do príncipe de Dalbrek para ir com o grupo e Lia descobre que ele é o príncipe.


EM DETALHES:

  • Lia é uma princesa, a Primeira Filha da Casa Real, que está recebendo seu kavah de casamento, uma espécie de tatuagem temporária para prepará-la para a cerimônia.
  • Lia acredita que o príncipe da Dalbrek, seu noivo, será um velho estranho e não quer se casar, portanto convence sua criada, Pauline, a ajudá-la a fugir.
  • Juntas, as garotas fogem para a terra natal de Pauline, um vilarejo na beira do mar chamado Terravin. Lá, a tia de Pauline, Berdi, permite que as garotas fiquem em sua estalagem, em troca de trabalharem lá.
  • Enquanto trabalha e aproveita a nova vida simples (em que se adaptou super bem), Lia conhece Rafe e Kaden, misteriosos viajantes que estão de passagem e chamam sua atenção. Ambos os homens encontram desculpas para continuar pelo vilarejo por mais tempo.
  • Não se sabe quem é o que, mas Rafe e Kaden são o príncipe que está (estava?) noivo de Lia e o assassino profissional enviado por um reino rival, Venda, para matá-la. Ambos começam a se aproximar de Lia.
  • Walther, o irmão de Lia, consegue encontrá-la. Ele a informa que sua esposa, Greta, está grávida. Ainda, aparentemente Lia roubou um livro importante quando fugiu de seu lar e deixou algumas pessoas poderosas muito bravas.
  • A vida segue no vilarejo e as coisas ficam até um pouquinho monótonas. Porém, o irmão de Lia também conta pra ela que o amor da vida de Pauline, Mikael, de quem ela não tinha notícias há algum tempo, está se encontrando com outras mulheres. Como Pauline está grávida e acredita que Mikael é maravilhoso, Lia prefere dizer à amiga que ele morreu do que explicar que ele é um cafajeste.
  • Mais algum tempo passa e justo quando você pensa que as coisas estão tranquilas, durante um festival especial em Terravin, um assassino tenta matar Lia (e não é Rafe nem Kaden). Por coincidência - ou melhor, porque eles estavam seguindo Lia -, Rafe e Kaden aparecem e salvam a princesa, que atualmente está mais para mocinha comum.
  • Ainda durante o festival, acontece uma luta emocionante entre Rafe e Kaden, que faz parte dos jogos. É claro que todo mundo quer saber se o príncipe ou o assassino lutam melhor. Lembrando que ainda não sabemos quem é quem e nesse ponto você já deve ter escolhido um time.
  • Mais tarde, Rafe e Lia acabam tendo uma discussão acalorada que termina em um beijo. Se você é do Time Rafe, está morrendo quando isso acontece.
  • O irmão de Lia, que só atrapalha as coisas, volta ao vilarejo e conta para ela que sua esposa (e a criança na barriga dela) são mortos em um ataque executado por rebeldes. Lia fica devastada e decide que precisa voltar para casa e tentar melhorar a situação do reino.
  • Enquanto Lia se prepara para voltar, ela encontra com Kaden, que captura a princesa, provando que ele era o assassino o tempo inteiro! (Mas Lia não sabe que um era um assassino e o outro o príncipe, deixando o leitor louco para que ela descubra de uma vez).
  • Apesar de Kaden ter a tarefa de matar Lia, ele elabora um plano para levá-la até o Komizar, o líder de Venda, porque ele se importa demais com ela para assassiná-la assim. Kaden finge que Lia possui um poder especial das princesas de Morrighan, seu reino, e Lia finge que tem visões.
  • O grupo de assassinos para em um acampamento de rebeldes para descansar. Lá, muitas coisas importantes acontecem. Kaden revela seu amor secreto por Lia. Lia descobre que ela realmente tem um poder especial, porém sua mãe tentou fazer com que ela o reprimisse durante toda sua vida. Com a ajuda da líder do acampamento rebelde, Lia começa a tentar traduzir (ou melhor, desvendar) o livro que roubou quando fugiu do castelo. E, o mais importante, Lia descobre que foi o grupo de assassinos de Kaden que matou a mulher de seu irmão.
  • Durante uma debandada louca de animais, Lia consegue fugir de seus captores e se esconde em uma floresta super perigosa. Porém não mais perigosa do que um grupo de assassinos, provavelmente, mesmo que tenha um tigre estranho que quase mata a garota. Lia finalmente consegue traduzir seu livro roubado e descobre uma profecia, de que provavelmente ela será a única capaz de salvar seu povo.
  • Infelizmente, no dia seguinte os captores de Lia conseguem encontrá-la. Eles presenciam uma luta entre um grupo de soldados de Morrighan, incluindo o irmão de Lia, e uma horda de soldados de Venda. Os soldados de Morrighan são massacrados e Lia insiste em enterrá-los antes de continuar sua jornada. Até os assassinos de Venda estão começando a se importar com ela.
  • No final, Rafe consegue alcançar o grupo e convencer Kaden a levá-lo com eles até o Komizar, como um emissário do príncipe de Dalbrek prisioneiro e Lia finalmente entende que o príncipe é ele.



The Heart of Betrayal - Crônicas de Amor e Ódio #2 - Mary E. Pearson
EM RESUMO: Lia tenta sobreviver em Venda. O Komizar a manipula de diversas maneiras e Lia manipula Kaden, fingindo que gosta dele. Todos vão sobrevivendo assim, até que o Komizar decide que ele e Lia devem se casar, porque os clãs estão apoiando Lia. Assim, ela e Raffe, com a ajuda de outras pessoas, fazem um plano para escapar. Lia consegue matar o Komizar, porém leva uma flechada na perna enquanto está fugindo (com Raffe) e ninguém sabe se ela vai sobreviver no próximo livro.
  EM DETALHES:

  • Lia finalmente conhece o Komizar, apesar de ser difícil dizer se ele gostou dela. Como Kaden e o Komizar são amigos de longa data, ele confessa gostar de Lia, e o Komizar permite que ela permaneça ali por enquanto.
  • O Komizar faz questão de mostrar a Lia que ela não é importante, forçando-a a usar algo que parece um saco de batatas. Raffe, que também é um prisioneiro em Venda, conta pra Lia que seu plano é aguardar que seus 4 companheiros cheguem para resgatá-los.
  • Raffe convence o Komizar de que é um emissário do príncipe de Dalbrek, afirmando que o rei está muito doente e vai morrer em breve, então o príncipe pretende fazer uma aliança com Venda para destruir Morrighan. Como o Komizar não é burro, ele manda alguns soldados até Dalbrek para verificar se o rei está mesmo morrendo. Por sorte, vai levar algumas semanas até que os soldados voltem com a verdade.
  • Para que o Komizar não possa usar um contra o outro, Lia e Raffe começam a fingir que se odeiam, então quando o Komizar força Lia a escolher com quem ela prefere dormir todas as noites, ela escolhe Kaden.
  • Nos aposentos de Kaden, Lia conhece Aster, uma menina jovem que conhece muito sobre Venda e faz algumas tarefas pelo castelo, e logo elas iniciam uma amizade. Ainda, Lia tem uma pequena luta com Kaden, que ela ganha, conseguindo usar algumas das roupas dele - que são bem melhores que aquele saco de batatas.
  • O Komizar, cansado da briguinha das roupas de Lia, dá a ela um saco de moedas e manda que compre algumas roupas apropriadas. Quando Kaden leva Lia a uma feira gigante, repleta de mercadores, a protagonista conhece Effiera, uma talentosa costureira que promete entregar suas novas roupas no dia seguinte. Effiera tem um ar confiante que já deixa transparecer que ela é uma pessoa rebelde.
  • Lia fica trancada no quarto de Kaden e descobre que, por ali, ela tem acesso a uma rede de túneis por dentro e por baixo do castelo. É assim que ela consegue chegar no quarto de Raffe para falar sobre seus planos, contar pra ele que ela acredita ser a pessoa escolhida em um antiga profecia, e lembrá-lo que tudo o que eles dizem um sobre o outro é uma farsa para que ninguém saiba o quanto eles se gostam.
  • Quando as roupas de Effiara finalmente chegam, Lia percebe que não são nem um pouco parecidas com o que ela pediu. Mais tarde, ao usar um vestido, ela descobre que a roupa é um sinal de aceitação do clã de Meurasi, o clã mais antigo em Venda. Obviamente, o Komizar fica puto.
  • Algum tempo depois, enquanto as pessoas do reino estão se entretendo, Lia observa um jogo de cartas e decide entrar no jogo. Ela mente e finge ser uma péssima jogadora até que secretamente consegue todo o dinheiro da mesa. Malich, um dos assassinos de Venda que já odeia Lia, fica furioso.
  • Lia confronta Kaden sobre o motivo para ele ter tanta lealdade ao Komizar e odiar os nobres e a realeza. Kaden confessa ele não nasceu em Venda, e sim em Morrighan, e que seu pai era um nobre cruel que o vendeu a mendigos, até que o Komizar o resgatou, e por isso ele tem uma gratidão eterna pelo Komizar.
  •  Kaden é enviado em uma missão que pode durar dias ou até semanas, deixando Lia à mercê do Komizar. Ele e Lia começam a sair diariamente em passeios pelo reino, para que o Komizar possa exibir Lia como se ela fosse uma santa que estava ali para ajudar Venda. Lia começa a ter o hábito de sentar em sua janela todos os dias e fazer suas preces, às vezes contando história sobre Morrighan. As pessoas começam a notar e, pouco a pouco, vão se reunindo todos os dias para ouvir Lia.
  • O Komizar e Lia continuam em sua pequena trégua enquanto ele exibe Lia para as pessoas. Em um de seus passeios, o Komizar descobre que um homem roubou comida e o executa na hora. Por outro lado, ele é gentil com as pessoas de seu reino e faz o possível para ajudá-las. Em outro passeio, o Komizar mostra pra Lia seu exército, que em breve invadirá os outros reinos, e esse exército é infinitamente maior do que qualquer um esperava.
  • Os amigos de Raffe finalmente aparecem, estando ocultos entre diversas pessoas do reino, revivendo as esperanças de um resgate.
  • Em uma reviravolta explosiva, o Komizar decide que, agora que Lia está conseguindo uma enorme quantidade de seguidores, ela e o Komizar deverão casar, ou ele matará Kaden. Kaden ainda não retornou, e Lia não vê escolha, então ela acaba aceitando, porém decide que o casamento será em alguns dias, para que tenha tempo de escapar antes que isso aconteça.
  • Raffe descobre que sua mãe morreu enquanto ele estava resgatando Lia, e a notícia o deixa devastado. Enquanto isso, Kaden finalmente cumpre sua missão e retorna ao castelo, logo descobrindo sobre os planos de casamento. Ele confronta o Komizar e eles tem uma briga, porém Kaden acaba aceitando e não mata o Komizar, por conta do passado deles.
  • Os 4 seguidores de Raffe elaboram um plano para que Lia consiga escapar na manhã do dia de seu casamento. Todos seguem fingindo que as coisas estão normais enquanto isso. Kaden oscila entre acreditar e não acreditar que Lia gosta dele.
  • Na manhã de seu casamento, o Komizar tranca Lia em seu quarto. Porém, com a ajuda de Aster, ela consegue escapar. O plano é que ela escape logo após suas preces matinais, porém Lia se atrasa e, ao invés de seguir com o plano, ela sente a necessidade de contar uma antiga história para os cidadãos de Venda, para que a história se torne conhecida. Enquanto isso, o Komizar a encontra e há uma grande luta para tentar escapar.
  • Kaden descobre que Lia vai fugir com Raffe, porém ainda assim luta para protegê-la. O Komizar mata a pequena Aster e Lia, com raiva, mata o Komizar!!! ISSO MESMO.
  • Durante sua fuga, Lia acaba levando uma flechada na perna, e ela e Raffe caem em um rio e são separados do resto do grupo, sendo arrastados pela correnteza.
  • O livro termina com Raffe e Lia, chegando na margem do outro lado do rio, porém estão muito distantes do resto do grupo e de seu esconderijo. Além disso, Lia está cada vez mais fraca por causa da flechada e não se sabe se eles vão sobreviver. Essa será uma espera AGONIZANTE pelo próximo livro.

Se você tiver algum detalhe a acrescentar (ou corrigir) ou sugestões de livros para resumo, aceitamos sugestões!
Ps: Sei que vários detalhes ficaram de fora, como toda a parte de Calantha ou de Pauline no segundo livro, porém tive que priorizar para não deixar os resumos grandes demais.