Resenha - Depois de Você

Título: Como Eu Era Antes de Você
Título Original: Me Before You
Série: Como Eu Era Antes de Você
1 - Como Eu Era Antes de Você (2013)
2- Depois de Você (2016)

Autor: Jojo Moyes
Editora: Intrínseca
Páginas: 320
Saiba mais: Skoob
Comprar: Submarino // Americanas // Amazon 

Desnecessário e deprimente, mas interessante.
Atenção: Essa resenha contém spoilers de Como Eu Era Antes de Você.

Sinopse: Em Depois de você, Lou ainda não superou a perda de Will. Morando em um flat em Londres, ela trabalha como garçonete em um pub no aeroporto. Certo dia, após beber muito, Lou cai do terraço. O terrível acidente a obriga voltar para a casa de sua família, mas também a permite conhecer Sam Fielding, um paramédico cujo trabalho é lidar com a vida e a morte, a única pessoa que parece capaz de compreendê-la.
Ao se recuperar, Lou sabe que precisa dar uma guinada na própria história e acaba entrando para um grupo de terapia de luto. Os membros compartilham sabedoria, risadas, frustrações e biscoitos horrorosos, além de a incentivarem a investir em Sam. Tudo parece começar a se encaixar, quando alguém do passado de Will surge e atrapalha os planos de Lou, levando-a a um futuro totalmente diferente.

A Trama: Para começar, preciso confessar que, como continuação de Como Eu Era Antes de Você, esse livro falha miseravelmente. Ele simplesmente não consegue ser tão cativante, não tem aquele brilho especial da trama anterior. Enquanto o primeiro livro realmente mexeu com as minhas emoções, me deixando muito triste nas cenas mais séries, porém muito feliz nas partes engraçadas ou românticas e nas simples interações entre Will e Lou, Depois de Você parecia seguir uma linha reta em que você simplesmente não sente nada. E quando sente algo, é o clima depressivo do livro.

Porém, calma, o livro em si não é ruim. A trama segue a vida de Lou enquanto ela tenta aprender como seguir em frente e descobrir o que fazer com o resto de sua vida. É um livro que fala bastante sobre luto e se esforça em introduzir novos personagens para cativar o leitor. Infelizmente, é claro, nenhum deles é Will, então é um esforço inútil, mas a trama fica bem interessante em sua segunda metade. E ainda, esse livro cumpriu uma promessa: é possível saber mais sobre a vida de todos os personagens principais após a morte de Will: seus pais, Lou, a família de Lou e etc.

A Protagonista: Lou não precisava de muito, porque eu já amava a personagem. Entretanto, minha crítica principal no livro foi que simplesmente não parecia a mesma Lou. Eu me senti como se outra pessoa estivesse escrevendo essa personagem, essa pessoa deprimida e sem-graça que só vestia jeans e camiseta preta. Foi difícil de engolir e é isso que torna a primeira metade do livro tão monótona. Mas eu coloquei expectativas enormes na personagem, e sei que objetivamente foi como uma protagonista comum, com seus defeitos e qualidades, passando por um período ruim.

Os Personagens Secundários: A principal novidade do livro é Lily, uma adolescente que cai de paraquedas na vida de Lou. Lily é extremamente mimada e não dá para entender suas atitudes, sem falar em alguns clichês típicos de adolescentes, porém aos poucos é possível notar o amadurecimento dela. Gostei bastante de acompanhar o que aconteceu com os Traynor e com a família de Lou, sem falar que Sam, um paramédico corajoso que se torna um ótimo amigo, foi o melhor personagem de todos.

Capa, Diagramação e EscritaAdorei demais essa capa! Ela é muito parecida com a anterior, porém onde antes havia uma menina com um pássaro, agora há apenas o pássaro, e a imagem descreve muito bem o vazio que sentimos na trama.
A escrita da Jojo não parece a mesma do livro anterior e simplesmente não conseguiu trazer a mesma qualidade, mas continua sendo muito interessante. Só não foi... especial. Ainda, uma das principais mudanças foi que não haviam aqueles capítulos escritos do ponto de vista de outros personagens, esse livro realmente focou na Lou.

Concluindo: Definitivamente não teve a mesma qualidade de Como Eu Era Antes de Você, mas para quem está muito curioso para saber o que aconteceu, e já ajustou as expectativas e sabe que o livro terá um clima bem diferente, é uma ótima maneira de saber o desfecho da história de Lou.