Recapitulando - Crave a Marca

Este é um resumo dos livros da série Crave a Marca por Veronica Roth. Este resumo foi criado com o intuito de ajudar os leitores a relembrar momentos importantes dos livros, antes de ler o livro seguinte da série. É importante lembrar que esses resumos contém muitos spoilers, já que eles são necessários para que você lembre o que aconteceu.

Crave a Marca - Crave a Marca #1 - Veronica Roth
EM RESUMO: Akos, após ser raptado e treinar com os brutais shotet, se torna o serviçal pessoal de Cyra. Com o tempo, eles acabam se importando demais um com o outro, o que o irmão de Cyra, Ryzek, usa para controlá-los. Após muita luta, Cyra e Akos conseguem matar Ryzek e sequestrar o irmão de Akos, Eijeh, para tentar reverter a lavagem cerebral que ele sofreu. Porém, durante o resgate, Ori, a irmã da Chanceler thuvhesita, é assassinada.
 EM DETALHES:

  • A Assembleia é composta por nove planetas, sendo que a trama se passa em Thuvhe, que é um planeta dividido entre dois povos - os shotet, conhecido por seus hábitos selvagens, e os thuvhesitas, povo religioso e pacífico.
  • Todas as pessoas tem dons-da-corrente, poderes que se desenvolvem durante a puberdade e são diferentes para cada pessoa. O dom-da-corrente de Akos é o de eliminar outros dons-da-corrente, enquanto o de Cyra causa dor nas pessoas (podendo até matar) e, principalmente, nela mesma.
  • Os oráculos desse mundo conseguem fazer algumas previsões sobre pessoas específicas, os afortunados. Akos Kereseth está destinado a morrer a serviço da família Noavek, enquanto Cyra Noavek está destinada a cruzar a Divisão. O tirano que controla os shotet, Ryzek Noavek, irmão de Cyra, acaba raptando Akos e seu irmão mais novo, Eijeh, para tentar controlá-los.
  • Como Akos consegue anular outros dons, Ryzek o dá de presente a Cyra, para que ele ajude a garota com as dores constantes que ela sofre por causa de seu dom. Ryzek pode estar parecendo bondoso, mas na verdade ele usa Cyra sempre que necessário para intimidar as pessoas, torturá-las e até executá-las. Ou seja, não há uma gota de sangue bom nele.
  • Cyra começa a ajudar Akos a treinar suas habilidades de luta e em troca Akos a ensina a fazer poções para aliviar a dor, dormir melhor e etc. Enquanto isso, Ryzek usa sua habilidade para manipular Eijeh, que descobrimos ser o novo oráculo, que prevê o futuro.
  • Eijeh basicamente sofre uma lavagem cerebral e fica cada vez mais malvado - e mais parecido com Ryzek. Se você me perguntar, deveriam ter abandonado ele, mas Akos não desiste com tanta facilidade do irmão (o que gera uma dor de cabeça enorme depois).
  • Todos eles vão para uma "temporada", um costume shotet de partir em uma espaçonave gigante para outro planeta, para melhorar suas relações com outros povos e, basicamente, reciclar seu lixo. As coisas ficam um pouco tensas na nave, com algumas execuções e até um pouquinho de romance entre Akos e Cyra.
  • Pouco depois de voltarem da temporada, Cyra decide parar de deixar o irmão controlá-la e ele fisicamente força ela a torturar Akos. Então, o dom de Cyra muda um pouco e ela acaba conseguindo não torturá-lo. As coisas ficam um pouco confusas, mas aos poucos vamos entendendo que Akos é resgatado de sua cela (ele e Cyra estão presos como traidores) por renegados.
  • Akos é deixado em um hospital onde encontra sua mãe e sua irmã, que ainda estão vivas! É claro que ele não vai abandonar Cyra, e nem Eijeh, então eles voltam para o local onde estão prendendo essas pessoas e conseguem resgatar Cyra.
  • Akos e Cyra conhecem Isae, a Chanceler de Thuvhe. Sua irmã gêmea, Ori, foi sequestrada por Ryzek enquanto Akos estava no hospital, e Ori é uma antiga amiga da família, então eles fazem um plano para resgatá-la e matar Ryzek ao mesmo tempo. 
  • Antes de partirem, Akos e Cyra finalmente admitem o que sentem um pelo outro e trocam alguns beijos bem desajeitados. Nada como a sensação de morte próxima para inspirar um romance.
  • Quando todos chegam no local para matar Ryzek, a primeira metade do plano dá certo - Cyra consegue envenenar Ryzek, porém Eijeh, ainda todo malvado por causa da lavagem cerebral, mata Ori, que costumava ser sua melhor amiga. Palmas para a lavagem cerebral, que foi muito potente.
  • Após todos entrarem na nave com os corpos de Ryzek e Ori, e um Eijeh que foi levado à força, Cyra revela que não matou seu irmão, só o colocou para dormir (mas fez o mundo todo acreditar que ele estava morto), porque ele era a única chance de reverter a lobotomia de Eijeh.
  • O livro acaba com todos a bordo de uma nave, indo para o Quartel-General da Assembleia para que Isae volte ao seu posto de Chanceler e eles possam decidir o que fazer com Eijeh e Ryzek. Ainda, a mãe de Akos, que é uma oráculo, revela que viu a guerra iminente em todos os possíveis futuros.