Resenha - O Fio Dourado

Título: O Fio Dourado
Título Original: Das Goldene Garn
Série: Reckless
1- A Maldição da Pedra (2011)
2- Sombras Vivas (2013)
3- O Fio Dourado
4- The Islands Of The Fox (sem data)
Autor: Cornelia Funke
Editora: Seguinte
Páginas: 400
Ano: 2016
Saiba Mais: Skoob
Comprar: Amazon // Cultura // Americanas

SinopseJacob Reckless continua viajando para o Mundo do Espelho através do portal que encontrou tempos atrás no escritório abandonado do pai. O garoto é reconhecido nesse lugar mágico graças à sua fama de melhor caçador de tesouros de todos os tempos, mas o preço por se envolver com os dois mundos pode ser alto demais… e está prestes a ser cobrado — inclusive de Will, seu irmão mais novo, e de Fux, a companheira transmorfa por quem Jacob nutre sentimentos que vão além da amizade. Quando Will atravessa o portal em busca de uma cura para a misteriosa doença que atingiu sua namorada, Jacob e Fux vão atrás dele até o leste do Mundo do Espelho, terra de baba yagas, exércitos de ursos e tsares. Enquanto isso, um ser que conhece nosso mundo tão bem quanto o do espelho os observa de longe, pronto para se vingar...

A TramaQuando algo acontece à Clara, Will parte imediatamente para o Mundo do Espelho em busca de uma cura, o que leva Jacob e Fux à sua procura novamente. Mais uma vez nos encontramos nesse mundo mágico e fantástico criado por Cornelia Funke. A trama de O Fio Dourado é repleta de magia, mistério e uma pitada de romance, que foi bem posto pela autora ao longo do livro. Porém, esse não foi meu livro favorito até agora e eu não consegui me emergir na trama como nos dois anteriores. Ainda temos aventuras e os personagens são ótimos, mas a trama pecou em trazer algo um pouco mais forte para me manter presa às páginas.



Os PersonagensContinuo amando Jacob e Fux, eles funcionam muito bem junto e toda a tensão que existe entre eles nesse livro foi a minha parte favorita. Mais uma vez, Jacob está disposto a fazer de tudo para encontrar seu irmão, mesmo que este não queira ser encontrado. Conhecemos alguns personagens novos, e meus favoritos foram Ludmila (uma anã espiã) e Orlando, que acaba se interessando por Fux. Espero que eles apareçam novamente no próximo volume.


Capa, Diagramação e EscritaAmo as capas brasileiras dessa série e como eles combinam entre si. Os tons amarronzados e urso combinam muito bem com a trama. A diagramação está como nos volumes anteriores, com ilustrações da autora nos inícios de cada capítulo. Como sempre, a escrita da Cornelia é mágica e envolvente, suas descrições do mundo são incríveis e os personagens que ela cria são bem vívidos. Os capítulos são bem curtos, o que deixa a leitura mais fluida.

Concluindo: Sei que demorei bastante tempo para concluir essa leitura, mas não foi culpa da história, mesmo que não tenha sido minha trama favorita dessa série até agora. Acredito que o problema maior foi eu ter me sentido um pouco perdida no início, já que li o segundo livro há muito tempo. Mesmo que algumas coisas tenham evoluído na história, não foi um livro que me deixou tão ansiosa por mais, mas ainda quero ler o próximo volume e continuar na companhia de Jacob e Fux. Para quem tiver interesse, recomendo que leiam um livro atrás do outro, para depois não ficarem perdidos e um pouco desanimados, como eu.