Do Livro pra Panela - Focaccia de Azeite


 


Ok, eu vou trapacear, normalmente essa coluna é compostas por receitas citadas em livros ou de pratos inspiradores mencionados nos mesmos. No meu caso, meu livro não se encontra em nenhuma dessas opções, mas como gostei muito dele resolvi trazer um pouco mais para vocês! leia a resenha aqui!


Seguindo o nível de facilidade do livro - por conselhos de minha amada mãe, vamos começar pelos mais fáceis, então decidi fazer a Focaccia de Azeite.








 


Ingredientes
  • 1 colher (chá) de Fermento Biológico Fresco
  • 630ml de Água
  • 700g de Farinha de Trigo
  • 55ml de Azeite, e mais um pouco para modelar e regar
  • 1 colher (sopa) de Sal Kasher, e mais um pouco para salpicar
  •  3/4 de colher (chá) de Açúcar
  • Se desejar adicione "Coberturas" variadas

Modo de Preparo
  • Misture o fermento e a água na batedeira com o gancho acoplado. Adicione a farinha e bata em velocidade baixa até que os ingredientes estejam bem misturados. Aumente a velocidade para média cerca de 2 minutos, até que forem algo parecido com uma massa de bolo espessa. Desligue a batedeira e deixe descansar por 10 minutos para que a farinha hidrate.
  • Acrescente 30 ml de azeite, o sal e o açúcar e bata em velocidade baixa por cerca de 1 minuto, até misturar. Aumente um pouquinho a velocidade e continue batendo por aproximadamente 3 minutos, até que a massa esteja bem espessa e comece a desgrudar das laterais da tigela. Ela estará bastante grudenta nessa etapa. Aumente a velocidade para média - alta por cerca de 6 minutos, até que a massa esteja macia e brilhante e as laterais da tigela estejam limpas.
  • Unte uma tigela grande com azeite e transfira a massa para dentro dela. Dobre a massa sobre si mesma algumas vezes. cubra a tigela com filme e deixe descansar em temperatura ambiente por aproximadamente 2 horas, até que cresça. 
  • Unte generosamente com azeite uma assadeira baixa. Com as mãos untadas, transfira a massa para a assadeira, pressionando-a com os dedos para cobrir todo o fundo. Cubra com filme e deixe descansar por 30 minutos.
  • Pré - aqueça o forno a 250°
  • Descubra a massa e use os dedos para fazer buracos firmes na superfície. Use um pincel para passar 30 ml de azeite sobre a Focaccia, então polvilhe de maneira uniforme 1 colher (chá) de sal. Se optar por alguma variação agora é a hora de adicioná-la.
  • Asse a focaccia até que esteja bem dourada por cima e crocante por baixo, cerca de 30 minutos. Transfira para uma grade e deixe esfriar por pelo menos 10 minutos antes de cortar e servir.
Obs:. Eu acho importante aprender com os erros, e eu erro muito!! Então vou dividi-los com vocês para que não cometam os mesmos erros....1- Eu não prestei atenção na quantidade de azeite que a receita indicava, então coloquei a quantidade toda indicada nos ingredientes, quando inicialmente a receita só pedia a metade, além disso - coloquei 100 ml a mais de água. 2- Claro que a massa "desandou" e eu achei que poderia compensar com farinha, e enchi a massa de farinha para conseguir o ponto; Só que ela ficou enorme, e acabei tendo de separar em duas, e é provável que isso também tenha afetado o gosto - o pão não esta ruim e ficou macio e gostoso, mas de repente o sabor seria diferente com menos farinha 3- Eu usei farinha integral e não que isso seja um problema, mas não consegui de qualquer forma chegar a "ponto de véu", não sei se é pelo tipo da farinha, ou por que fiz errado mesmo, haha.


  Aproveitem para se inscrever no canal! E quando fizerem essa receita, não esqueçam de postar no instagram com a #dolivroprapanela pra gente ver! 



Bom apetite!!