O Livro é Melhor? Scott Pilgrim Vs O mundo

Ok... Vou tentar ser imparcial, por que quando se trata de coisas geeks, eu gosto - mesmo que não seja realmente bom.

O LIVRO:

  • No livro acompanhamos a vida de Scott, um jovem de 24 anos distraído e  desempregado que depois de uma desilusão amorosa resolve "namorar" com uma garota de 17 anos - ainda cursando o ensino médio.
  • Scott passa seus dias passeando com Knives - mesmo contra protestos diários de seus amigos - e ensaiando com o Sex Bob Omb, onde toca baixo.
  • Tudo muda quando Scott conhece a americana Ramona Flowers, e passa a cortejá-la
  • Tendo conseguido a atenção de Ramona, Scott descobre que precisa derrotar os 7 "ex-namorados-do-mal" para poder continuar com ela.
  • O livro é uma HQ e na edição brasileira foi dividida em três partes. A história é detalhada, criativa e divertida. Há vários elementos fantásticos relacionados a cultura geek, inclusive com alusões a vídeo games, o que é inovador até certo ponto, mas na minha opinião tornaria a adaptação pouco realista (o que acaba por dificultar o sucesso desses tipo de adaptação - quem assistiu Super Mario Bros. entende muito bem do que estou falando.

O FILME

  • O filme seguiu relativamente a risca o conteúdo das HQs, e o que mais me admirou foi a semelhança física do elenco com os personagens da HQ (inclusive por causa do traço mais simples elaborado pelo autor, que deviria dificultar a assimilação dos personagens aos atores)
  • O diretor conseguiu exprimir a criatividade e a alegria de toda obra, que na minha opinião é o cerne da trama.
  • A elaboração das cenas, e a forma como adaptaram as sequências interligadas a vídeo games foi adequada, sem exagero - de forma que tudo ficou muito divertido. O ponto principal é que não tentaram aplicar realidade a esse "mundo" paralelo criado por O'Malley, somente o replicaram.
  • O final do filme difere ligeiramente dos livros, assim como o desenvolvimento da personagem Knives, mas tudo buscando o mesmo objetivo final da trama.
  • A adaptação em si e a finalidade da trama foi bem feita e manteve a "qualidade" divertida e duvidosa. Para os fãs da temática geek, ou de uma comédia relativamente pastelão e com pitadas de ironia é um prato cheio.

Qual é melhor?
Na verdade a comparação é um pouco injusta, a HQ é claramente mais completa e criativa, mas é absolutamente incrível poder ver esse tipo de obra em Live Action, principalmente as lutas.
De qualquer maneira, recomendo os dois! Eles têm seus pontos fortes e  praticamente se completam, e O' Malley é um gênio de qualquer forma!