Editora: Companhia das Letras
Páginas: 220
Ano: 2017
Saiba mais: Skoob
Uma chuva de filmes, músicas e livros para você incluir nos seus desejados.
Sinopse: Além de artista compulsivo, dotado de uma criatividade sem limites, Renato Russo era também um ávido consumidor de toda forma de arte. Durante sua vida breve e produtiva, entre um palco e outro, estúdios e turnês, o líder da Legião Urbana usou todo seu tempo livre para descobrir novas obras e revisitar as que amava. Discos, livros, filmes, artistas e referências variadas eram rapidamente integradas ao vasto repertório de Renato, que organizava seu pensamento criativo por meio de listas, muitas listas. Feito a partir das anotações do artista, até hoje inéditas ao público, este livro apresenta um panorama de suas grandes influências acompanhadas de informações acerca dos artistas e obras mencionadas. Reveladoras dos temas de interesse que podem ter influenciado as composições de Renato, as listas não apenas serviam para classificar o que ele já conhecia e para indicar o que ele ainda pretendia ler, ouvir, assistir e viver, como também são uma forma de conhecer o processo criativo de um dos grandes nomes da cultura popular brasileira.
Cada lista apresentada nos permite entender um pouco melhor como funcionava a cabeça do músico - e também é uma ótima oportunidade para aumentarmos exponencialmente nossa lista particular de filmes para assistir/músicas para ouvir/ livros para ler.
Capa, Diagramação e Escrita: Mais uma vez a editora se superou com o trabalho gráfico da obra. A capa é idêntica à de um dos cadernos realmente utilizados por Renato, e o interior é aquela coisa extraordinária de sempre - com diversas imagens e alguns trechos na caligrafia original do autor.
Essa não é uma leitura que irá te prender muito, afinal são listas e não há exatamente uma continuidade entre elas. É uma obra que pode ser lida rapidamente, porém, não aconselho - você vai querer ir buscar as referências citadas em cada uma, e seria uma pena perder essa oportunidade por "pressa".

Mas esse é, literalmente, um livro feito para agradar aos fãs - e esse objetivo ele atinge com maestria.
PS: Para quem ficou sabendo, desde o ano passado há uma exposição sobre Renato Russo no MIS (Museu da Imagem e do Som de São Paulo), e essa exposição foi prorrogada até dia 18/02/2018. Se você ainda não foi e tiver a possibilidade de ir, aproveite. O ingresso comprado na hora é R$ 12,00 e vale cada centavo - eu provavelmente pagaria mais do que isso sem sequer questionar, é uma experiência mágica.
Na exposição há itens originais do músico, figurinos de shows, textos, e duas oportunidades únicas: a de assistir ao show realizado em 1994, no Metropolian do Rio de Janeiro e a de ver um clipe de Tempo Perdido produzido por fãs, com câmera 360º.