Resenha - Enraizados

Título: Enraizados
Título Original: Uprooted
Autor: Naomi Novik
Editora: Fantástica (Rocco)
Páginas: 384
Ano: 2017 
Saiba Mais: Skoob
Comprar: Amazon // Saraiva // Submarino

SinopseAutora da aclamada série Temeraire, bestseller do The New York Times, Naomi Novik introduz um mundo novo e ousado, com raízes fincadas no folclore eslavo, em Enraizados, indicado ao Hugo e vencedor do Nebula, entre outros prêmios literários. Na trama, Agnieszka e Kasia são melhores amigas e levam uma vida tranquila no vale. Mas essa tranquilidade cobra seu preço. Afinal, às margens do vilarejo onde moram fica a temida Floresta corrompida, cheia de um poder maligno desconhecido, e para impedir que ele avance para além das fronteiras da Floresta, o povo do vale conta somente com a proteção de um mago frio e ambicioso, que a cada dez anos exige que uma jovem do vilarejo seja entregue para servi-lo. Enquanto a próxima escolha se aproxima, Agnieska teme por sua bela, graciosa e corajosa amiga. Mas pode ser que ela esteja errada. Porque, quando o Dragão chegar, não é Kasia que ele vai escolher.

A TramaQuando está chegando o dia da próxima escolha do Dragão, o povo do vilarejo de Agnieska já fica apreensivo e em estado de despedida da jovem Kasia, que todos premeditaram, desde que ela era criança, que seria a escolha dele. O Dragão leva, a cada dez anos, uma jovem moça para a sua torre, onde ela fica presa durante esse período e depois é liberta para seguir sua vida longe dali. Porém, para a surpresa de todos, não é Kasia que ele leva no tão temido dia, e sim Agnieszka, já que ela demonstrou uma habilidade além do normal, que apenas o Dragão conseguiu perceber. Tudo acontece muito rápido no início do livro e logo já somos inseridos na parte mágica da história, apesar da protagonista levar um tempo para perceber isso. Mesmo tendo essa sensação "apressada", a história tem espaço para se desenvolver, e quando você menos espera, está preso naquele mundo fantástico de magia, temendo a família real e a Floresta corrompida como todos os outros personagens.

Os PersonagensAgnieszka é uma excelente protagonista. Ela não é fácil de lidar e pode te deixar nos nervos em alguns momentos, mas é delicioso acompanhar sua jornada ao longo da história e ver a pessoa fo** que ela vai se tornando. O Dragão (que não é um dragão de verdade, sim um feiticeiro) é um personagem interessantíssimo, e ir adentrando sua "armadura" ao longo do livro é fascinante. Há romance na história, mas não é aquela coisa forçada ou piegas, ele vai se formando gradualmente ao longo da história e, mesmo com alguns contrapontos e esquisitices, é quase impossível não torcer que ele se concretize.
Também preciso falar de Kasia. Admito que pensei no começo que ela seria uma personagem irritante, mas ela me surpreendeu fortemente no decorrer da história, se tornando uma das minhas personagens favoritas. A Floresta também é uma personagem bem singular, algo que eu não tinha visto antes e que mete muito medo ao longo da leitura. Sua ameaça é eminente e saber o tempo todo que ela está ali, tramando planos terríveis para tomar as vilas e possuir os moradores é assustador. Inclusive, há algumas passagens com personagens possuídos pela Floresta que são de deixar no chinelo muitos filmes de terror sobre possessão demoníaca por aí.

Capa, Diagramação e EscritaEu amo essa capa! Além de linda, todos os detalhes se encaixam perfeitamente com a história. A diagramação é simples e confortável para leitura, e não me lembro de ter encontrado muitos erros de revisão. A escrita da autora é uma delícia, tornando quase impossível largar o livro. A cada momento ela joga uma informação interessante e tudo o que você quer é saber como aquilo tudo vai terminar. Apesar de ser um livro relativamente curto (para o gênero), além de ser único, a autora conseguiu utilizar muito bem todas essas páginas para contar sua história, sem precisar correr, e ainda conseguindo deixar um gostinho de quero mais (embora a história tenha sido finalizada bem redondinha).

Concluindo
Para todos os que reclamam de só existirem trilogias/séries de fantasia, aqui está uma indicação de livro único do gênero que não deixa nada a desejar. É fácil se envolver com os personagens e a trama, o sistema de magia é muito bem construído e explorado, além da narrativa muito boa e viciante da autora. Para quem gosta do gênero, é um livro que não pode deixar passar batido.