Resenha - Gigantes Adormecidos

Título: Gigantes Adormecidos
Título Original: Sleeping Giants
Série: Arquivos Têmis
1 - Gigantes Adormecidos (2016)
Autor: Sylvain Neuvel
Editora: Suma de Letras
Páginas: 328
Ano: 2016
Saiba mais: Skoob
Comprar: Amazon // Submarino // Saraiva 

Sinopse: 
Rose passeia de bicicleta pelo bosque perto de casa, quando de repente é engolida por uma cratera no chão. A cena intriga os bombeiros que chegam ao local para resgatá-la: uma menina de onze anos caída na palma de uma gigantesca mão de ferro. Dezessete anos depois, Rose é ph.D em física e a nova responsável por estudar o artefato que encontrou ainda criança. O objeto permanece um mistério, assim como os painéis que cercavam a câmara onde foi deixado. A datação por carbono desafia todas as convenções da ciência e da antropologia, e qualquer teoria razoável é rapidamente descartada. Quando outras partes do enorme corpo começam a surgir em diversos lugares do mundo, a dra. Rose Franklin reúne uma equipe para recuperá-las e montar o que parece ser um robô alienígena gigante quase tão antigo quanto a raça humana. Mas, uma vez montado o quebra-cabeças, ele se transformará em um instrumento para promover a paz ou causar destruição em massa? Parte ficção científica, parte thriller, Gigantes adormecidos é uma história viciante sobre a disputa pelo controle de um poder capaz de engolir todos nós.

A Trama: Tudo gira em torno da cientista Rose que, quando criança, cai em uma cratera que abriga uma mão gigante de um metal extremamente raro na natureza. Anos depois, ela passa a dedicar seu trabalho para uma empresa privada que pretende descobrir de onde veio essa mão e encontrar as outras partes que irão montar um gigante com a tecnologia mais avançada já vista no planeta. Acreditando se tratar de uma antiga mensagem deixada por seres superiores, Rose e sua equipe irão tentar resolver o quebra-cabeça enquanto tentam lidar com as próprias diferenças de opinião na equipe e sobre o que significa ser humano. Um livro que trata dos limites éticos da guerra e de até onde o ser humano pode ir para descobrir os grandes mistérios do universo.

Os Personagens: A equipe de pesquisas é muito diversificada. Eu tinha imaginado que, por ser contado por meio de entrevistas, nós não conseguiríamos ver muito da personalidade de cada personagem, mas, muito pelo contrário, achei que cada um deles tem um tom muito característico que faz a trama girar com mais fluidez. É muito interessante ver como eles estão lidando com tecnologias e informações que claramente não pertencem à nossa sociedade atual mas que, no final do dia, o que realmente causa os conflitos são os problemas banais que envolvem ser humano e as políticas da nossa sociedade atual.
Além disso, gosto muito de um dos personagens principais, que é quem junta a equipe para trabalhar com a Dra. Rose. Podemos ter alguns relances da personalidade dele e de como, no fundo, é ele quem comanda tudo e quem tem total controle de todas as situações. Acho que ele é um personagem a ser muito explorado ainda nos próximos volumes da série.

Capa, Diagramação e Escrita: Primeiro, eu queria dizer que acho essa capa linda. Mesmo sendo a mesma capa lançada no exterior, não consigo deixar de achar todas as estrelas espalhadas pela capa lindas - além de combinarem com o tema. Acho que o rosto também diz muito sobre os tais gigantes sem revelar de fato a origem deles.
Segundo, gosto bastante de como o livro foi feito por dentro porque ele não é uma narrativa de fato. Toda a história é contada como se fosse um compilado de entrevistas com um homem de fio condutor e a equipe de pesquisa. Assim, sendo só falas, fica muito mais rápido de ler e eu fiquei completamente imersa na história e me senti praticamente parte de toda a narrativa.


Concluindo: Esse livro é incrível. Se você gosta de ficção científica ou então está tentando entrar nesse mundo, esse pode ser um ótimo livro de transição. Por causa da forma que ele é escrito, por meio de entrevistas, senti uma proximidade muito grande com os personagens e me peguei várias vezes estipulando o que poderiam ser esses tais gigantes adormecidos encontrados na nossa terra. Além disso, o autor deixou muitas coisas em aberto para ainda serem exploradas nos próximos livros, o que me deixa cada vez mais curiosa para saber, afinal, se estamos sozinhos nesse universo maluco ou se nossos vizinhos estão realmente tentando nos mandar uma mensagem.