Resenha - Trago Seu Amor de Volta: sem pedir nada em troca

Título: Trago Seu Amor de Volta: sem pedir nada em troca
Livro Único.
Autor: Ique Carvalho
Editora: Sextante
Páginas: 240
Ano: 2017
Saiba mais: Skoob

Não julgue esse livro pela capa, nem pelo título - porque o mundo merece conhecer essas histórias.

Sinopse: A vida de Ique Carvalho era tranquila e parecida com a de muitos jovens de Belo Horizonte, sua cidade natal. Ele morava com os pais e os irmãos, era apaixonado pela namorada e trabalhava na agência de publicidade da qual era sócio. Suas impressões sobre o cotidiano iam para o blog The Love Code, onde podia dar vazão ao seu talento para escrever. Até que, em 2013, dois fatos fizeram tudo virar de ponta-cabeça. Na mesma semana, seu namoro teve um fim traumático e o pai recebeu o diagnóstico de uma doença degenerativa grave, que o mataria aos poucos. Sem chão e em meio a um turbilhão, foi no blog que encontrou refúgio para expressar seus sentimentos. Os textos fortes e genuínos acabaram viralizando, popularizando o site e dando a Ique milhares de fãs e seguidores. Suas palavras possuem o incrível dom de ser, ao mesmo tempo, simples e profundamente verdadeiras, traduzindo o que há de mais puro e desejável no amor. Essa mesma capacidade de causar impacto e despertar as emoções dos leitores permeia as reflexões tocantes de Trago seu amor de volta, seu aguardado segundo livro solo. Ique mais uma vez demonstra sua vocação única como cronista do amor em todas as suas expressões.

A Trama: Não é segredo para ninguém que tenho um certo preconceito com autores nacionais (em minha defesa, estou trabalhando para mudar isso). Mas quando alguém, cujas opiniões literárias você leva muito em consideração, te fala que o mundo precisa conhecer um livro, o mínimo que você pode fazer é dar uma chance ao "dito cujo".
E meu deus, como eu agradeço por esse livro ter chego nas minhas mãos, no momento em que chegou. Ele seria maravilhoso de qualquer forma – concordo plenamente que o mundo merece conhecer essas páginas (e o Ique, que é a personificação das palavras mais lindas que já chegaram a mim). Porém, talvez se eu tivesse lido em outro momento, ele não teria me marcado tanto quanto marcou - mas sobre isso vamos falar mais para frente.
Trago Seu Amor de Volta é um livro sobe o amor em suas mais variadas formas - o amor próprio, amor romântico, amor de amigo e, principalmente, o amor imensurável entre um pai e um filho. 
E, tudo isso, junto com uma playlist sensacional, criada pelo próprio autor, que combina perfeitamente com as crônicas que embalam. 


Capa, Diagramação e Escrita: Preciso ser honesta e dizer que, depois da leitura, passei a achar essa capa perfeita para a obra - no entanto, confesso que antes disso, quase não escolhi o livro porque a mesma não me atraiu tanto.
Porém, quando você vira primeira página, a mágica começa. O interior do livro é lindo - o trabalho estético é de um capricho sem igual, e as histórias (insira uma respiração bem funda aqui)... As histórias me arrancam lágrimas e aquecem meu coração a cada vez que lembro delas
A escrita de Ique é única - o amor transborda em cada palavra, em cada letra. E, sinceramente, eu poderia escrever um milhão de elogios, ainda assim não seria o suficiente para descrever esse livro (tampouco essa pessoa).

Concluindo: Apenas leiam, e se deixem ter o coração destroçado e reconstruído diversas vezes. Leiam, e se permitam vivenciar uma das experiências mais extraordinárias que um livro poderá lhes proporcionar. Leiam, e se entreguem ao amor que pulsa nessas páginas. Leiam, e aceitem ser transformados por essa obra. Leiam, porque eu desafio vocês a não se apaixonarem mais e mais a cada parágrafo. 


Quotes:

Meu filho, algumas pessoas escolhem culpar a vida. Outras escolhem lutar. Nós vamos lutar. É nisso que eu acredito. Você me salvou esta noite e sou muito grato por isso. Nos momentos difíceis, olhe pra trás e lembre-se das coisas boas que vivemos juntos. Porque, quando eu partir, são os momentos bons que vão me manter vivo no seu coração.
Há momentos em que eu gostaria de atrasar o relógio, voltar ao passado e apagar tudo que deu errado. 
Mas tenho a sensação de que, se eu fizesse isso, as coisas boas também sumiriam desse período.
Toda história possui três partes: um começo, um meio e um fim.
E todas essas partes são marcadas por momentos de impacto, que irão determinar quem você é de fato. 

Para o AutorSinto muito, mas isso não vai ser apenas uma resenha – eu preciso, de alguma forma, agradecer àquele que tanto me trouxe conforto nos últimos meses.  
Talvez, se eu não tivesse terminado a leitura no momento em que acabei, eu sequer tivesse forças para chegar ao fim. Mas as coisas aconteceram como tinha de ser – e não, Ique, você não me fez sofrer muito. Na verdade, a última lembrança que eu tenho de uma das pessoas que mais amei na vida, é de ele me perguntando o que eu estava lendo (e eu não encontrando palavras para descrever as últimas páginas desse livro único).
Não poderia ter sido mais significativo. Não poderia ter sido mais perfeito. Não poderia ter sido mais marcante. 
Eu não tive tempo de me preparar para a perda, não tive tempo de me despedir, não tive o tempo que achei que teria... Mas, de certa forma, suas palavras chegaram a mim para fazer exatamente isso. Eu realmente não sei se teria conseguido encontrar forças para passar por tudo o que passei, se não tivesse acabado de ler sua história um dia antes de a minha vida mudar. 
Obrigada por colocar seu coração nessas palavras, por me mostrar uma outra forma de encarar os momentos ruins, por trazer esperança nas horas mais escuras – e, também, por um dos melhores abraços de urso que eu já recebi. Pisquei três vezes.