Resenha - Travessuras da Minha Menina Má: Livro 1

Título: Avant Les Saisons (1984-2007)
Série: Travessuras da Minha Menina Má
1- Avant Les Saisons
2- Les Saisons
3- Aprés Les Saisons
Autor: Otávio Bravo
Editora: Chiado
Páginas: 358
Ano: 2018 
Saiba Mais: Skoob
Comprar: Amazon - Triologia // Americanas // Submarino

SinopseNa primeira parte do seu relato, antes da entrada da menina má em sua vida, Victor descreve as aventuras da sua juventude, em meio ao frenético Rio de Janeiro do final dos anos 80: as descobertas da adolescência, a idolatria pelo irmão mais novo, Caíque, o primeiro amor, Marcella, as escolhas profissionais, a partida para Cambridge e as perdas terríveis que é obrigado a enfrentar.

A TramaTravessuras da Minha Menina Má é uma trilogia que contará a história de vida de Victor, a partir de sua adolescência. Neste primeiro volume são abordados vida com os amigos na escola católica, a relação com os irmãos e os pais, o primeiro amor, as primeiras experiências, o início de sua vida acadêmica. A "menina má" do título ainda não entra em sua vida neste primeiro livro, mas terminamos ele com a expectativa do que virá nos próximos dois. Por ser uma história que conta (e contará) a vida inteira desses personagens, existem algumas passagens mais cansativas e tediosas que outras, mas no final acaba sendo aquele livro que vale a pena passar por esses momentos para conseguirmos nos afeiçoar mais aos personagens. Só fui conseguir me conectar com a história depois de um pouco mais da metade, mas nesse ponto eu já queria saber mais e mais para onde a vida levaria aqueles personagens. É o tipo de livro que vai construindo terreno, levando as coisas da forma mais natural possível para, de repente, partir nosso coração, tanto que não consegui me conter e me rendi às lágrimas ao final desse volume.

Os PersonagensAos poucos vamos nos apegando aos personagens a que somos apresentados. Victor, como protagonista, é o mais aprofundado, mas todos os personagens da história conseguem ter dimensão. O protagonista é o filho do meio de uma brasileira e um militar inglês, o mais tímido e acanhado dos irmãos, que ainda não sabe seu lugar no mundo e tem como heróis o pai e o irmão mais novo, Caíque. Este é parte importante da história e, claro, da vida do irmão. As personagens desse livro são daquele tipo que é melhor ler para conhecer, então não quero dar muita coisa sobre elas de graça. Temos uma pequena aparição da "menina má" nesse livro, mas sua grande participação será no próximo volume e eu estou curiosa para saber como essa história se desenvolverá.

Capa, Diagramação e EscritaA capa do livro representa um momento importante da história na vida do protagonista e sua composição combina com a história contada. A diagramação é simples, mas bem confortável para leitura. A escrita do autor é daquele tipo que usa "palavras difíceis" e tem um tom mais formal na narrativa, apesar dos diálogos bem informais. Foi um pouco difícil pegar o ritmo no começo, mas a partir de certo momento você se acostuma e a leitura flui facilmente.

Concluindo:
 Não é um tipo de narrativa e história que irá agradar a todos, não tem grandes plot twists acontecendo e, às vezes, as coisas demoram a acontecer, mas essa é aquele tipo de história para se ler sem pressa e realmente entrar na vida daqueles personagens.