Resenha - Wish You Were Here

Título: Wish You Were Here
Autor: Nuno Morais
Editora: Independente
Páginas: 80
Ano: 2017 
Saiba Mais: Amazon
Comprar: Amazon 

SinopseFrederico Batalha é Inspector da Polícia Judiciária. Enviado ao Algarve para investigar um cadáver encontrado numa demolição, regressa aos tempos da sua juventude e a férias passadas na Praia da Luz, para descobrir o que talvez preferisse não saber.


A TramaFred e Manuela vão para uma cidadezinha litorânea investigar o descobrimento do corpo de uma jovem. Lá, eles passam a primeira noite na casa de férias da família de Fred, onde Manuela conhece um pouco mais sobre ele, e Fred relembra um amor do passado que desapareceu misteriosamente. A história é um conto bem rápido de ser lido, mas a história não conseguiu me envolver tanto assim. A sinopse dá a impressão de que será uma história investigativa, quando esse detalhe é reservado para o final da trama. Por outro lado, nas últimas páginas, quando finalmente vamos para a parte investigativa, a conclusão de tudo foi bem interessante e me deixou com vontade de ler um romance que desenvolvesse esse mistério.

Os PersonagensEntramos mais na cabeça de Fred, e apesar de não ter me apegado a ele tanto assim, tenho a impressão de que ele poderia ser um personagem com desenvolvimento interessante em uma trama mais longa, principalmente investigando o caso após as descobertas do final do conto. Manuela não é muito desenvolvida, mas é outra personagem que poderia ter um papel de mais destaque em um romance.

Capa, Diagramação e Escrita: A capa é bem simples, mas consegue me fazer imaginar o local em que a história se passa. Li em PDF, então não há muito o que dizer além de que a diagramação está de acordo com o comum do formato. O livro é escrito no português de Portugal, já que essa é a língua do autor, mas apesar de algumas palavras e expressões diferentes, a leitura flui normalmente. Meu único problema foi a enrolação do início e meio da história. Sei que o autor estava tentando nos ambientar naquela casa e naquele cenário, mas quando terminei a leitura senti que a história poderia ter sido muito mais. Esse é meu problema com a maioria dos contos que leio: sempre parece que está faltando alguma coisa.

ConcluindoWish You Were Here (como na música do Pink Floyd) tem um desfecho interessante e que deixa o leitor querendo mais, mas do começo ao meio a trama pode ser um pouco desanimadora. Como é uma história curta, pode valer a pena para você dar uma chance e torcer para que o autor lance um romance que desenvolva o mistério.