Indicações de Leitura - Setembro Amarelo

Leia a introdução sobre o Setembro Amarelo no blog!

Saúde mental é coisa séria, e é por isso que hoje iremos indicar alguns livros que já foram resenhados há algum tempo aqui no Fome, mas que nos transformaram - e esperamos que possam transformar vocês também.

O Lado Bom da Vida - Mathew Quick
Um dos melhores livros que já li na vida, que faz parte do meu Top 10 literário e que me transformou como pessoa. 
Pat é extraordinário - e a forma como ele escolhe enxergar as coisas, apesar de todos os pesares, é maravilhosa. Mas quem ainda faz meus olhos brilharem, mesmo mais de cinco anos depois, é sua mãe, Jeanie Peaples. 
Não deve ter sido nada fácil para Janie enfrentar todas as dificuldades que a vida colocou em seu caminho, e ainda assim ela passa por todas elas com um sorriso no rosto e um amor incondicional por Pat.
Esse é aquele livro que com certeza te deixará mais leve e te fará ver um raio de sol em meio à tempestade. 


Outro livro que faz parte do Top 10 da minha vida. Outro livro que me transformou  - e que ainda me rouba algumas lágrimas. Essa história é muito mais densa que a de O Lado Bom da Vida, mas é tão maravilhosa e tão transformadora quanto.
Ninguém merece tanto um final feliz quanto Natsya e  Josh - o sofrimento pelo qual eles passaram é devastador. E, ainda assim, conseguiram encontrar, um no outro, a força e apoio necessários para seguir em frente.
Preciso adiantar que a leitura não é fácil, as emoções são intensas e assustadoramente reais. Mas cada frase é uma lição, cada parágrafo é transformador, e cada página compensa. Meu coração foi destruído durante a leitura, mas ao final tive cada pedacinho dele colado pela esperança


Perder um ente querido nunca é uma coisa fácil, como a própria autora diz em um trecho do livro, "é como perder a si mesmo". Perder um ente querido porque a sociedade não entende que saúde mental é tão importante (ou até mais) do que a saúde física, é devastador. Mas acredite, as coisa vão melhorar, você é forte o suficiente para passar por isso.
Esse é um livro que, quando você não estiver nos seus melhores momentos, pode fazer com que você se sinta melhor. No entanto, também é importante alertar, que ele pode conter gatilhos - e se você estiver nos seus piores momentos, talvez não seja a leitura mais indicada (quem sabe daqui a um tempo?).


Setembro Amarelo: Se você está passando por problemas como os relatados nas obras acima, não deixe de procurar ajuda, especialmente a profissional. E se você conhece alguém que possa estar passando por isso, é importante que esteja lá por essa pessoa - incentivando-a a conversar sobre isso e a buscar ajuda. Falar sempre é a melhor solução. 
Caso precise de ajuda imediata, entre em contato com o CVV (Centro de Valorização da Vida) por telefone, através do número 188 - válido em todo o território nacional -, ou pelo site www.cvv.org.br