Resenha - Deuses Renascidos

Título: Deuses Renascidos
Título Original: Waking Gods
Série: Arquivos Têmis
1 - Gigantes Adormecidos (2016)
2 - Deuses Renascidos (2017)
Autor: Sylvain Neuvel
Editora: Suma de Letras
Páginas: 392
Ano: 2017
Saiba mais: Skoob
Comprar: Amazon // Submarino // Saraiva 

Sinopse: 
Ainda criança, Rose fez uma descoberta inacreditável: uma gigantesca mão de metal, escondida nas profundezas da Terra. Já adulta, ela dedicou sua brilhante carreira científica a resolver os mistérios que envolviam o artefato. Por que um robô gigante de origem desconhecida estava enterrado em pedaços ao redor do mundo? Anos de investigação renderam respostas intrigantes e perguntas ainda mais complexas. Mas a verdade está mais perto do que nunca, agora que um segundo robô, mais titânico que o primeiro, se materializou na Terra. E, quando outras máquinas colossais pousam no planeta, a humanidade vive seu pior pesadelo. Rose e seu time do Corpo de Defesa da Terra tentam impedir a invasão. É possível virar o jogo, se conseguirem desvendar os últimos segredos de uma avançada tecnologia alienígena. A arma mais poderosa da humanidade é seu conhecimento — e esta é uma batalha de vida ou morte pelo controle da Terra... e talvez até das estrelas.

A TramaVou tentar resumir esse livro sem dar nenhum spoiler com a seguinte questão: acho brilhante como mesmo tendo livro o segundo volume da trilogia, ainda não tenho certeza do que está, de fato, acontecendo na história. Mais surpreendente do que isso: devorei o livro e estou ainda mais ansiosa pelo terceiro! A trama continua com o Corpo de Defesa da Terra tentando compreender quem de fato são os Gigantes que estavam adormecidos e que agora aparentam estar planejando uma invasão à Terra. Mais uma vez, jogos de política e sentimentos humanos serão colocados à prova para garantir que os humanos consigam cooperar em sua luta contra o desconhecido.

Os Personagens: Nesse livro somos introduzidos a alguns personagens novos que, para ser sincera, eu gostaria de ter conhecido um pouco mais em detalhes. Entendo que isso acontece por conta da narrativa extremamente rápida em diálogos, mas espero que possamos saber mais da história da mais novinha personagem no próximo volume. De qualquer forma, os personagens do livro anterior me cativam cada vez mais. Cada vez que vejo os detalhes dos pensamentos e a personalidade marcante deles, fico mais apegada ao destino de todos os envolvidos. Um dos pontos altos do livro, para mim, foi em relação ao personagem que montou o Corpo de Defesa da Terra, já que finalmente pudemos conhecer um pouco mais sobre seu passado e desvendar o grande mistério por trás do homem.

Capa, Diagramação e EscritaAchei a narrativa desse livro um pouco mais lenta do que a do primeiro volume. Isso, principalmente por conta de que o segundo livro tem mais entradas de diários, ao contrário do primeiro livro, que fica apenas à disposição das falas. De qualquer forma, continua sendo uma narrativa muito rápida, já que com exceção dos diários, todo o resto do livro também é construído apenas em diálogos. Mais um elogio em especial à essa capa ma-ra-vi-lho-sa que, além de fazer muito sentido com a história, combina com a primeira e fica linda na prateleira com todo esse céu estrelado.


Concluindo: Se você está procurando uma leitura surpreendente, você encontrou. Cada vez que leio mais um volume dessa série, tenho certeza que ela vai entrar para as minhas favoritas. Enquanto me aproximo cada vez mais dos personagens, gosto muito do autor sempre fazer com que eles tomem decisões que eu não estou esperando. Gosto muito de que ele não tem medo de criar uma guerra ou matar personagens e que, como a narrativa é muito fluida, eu quase não tenho tempo de ficar chocada com o último acontecimento, já que estou focando no próximo e sempre com muita curiosidade sobre o que vai acontecer em seguida. Uma das minhas maiores recomendações para quem está entrando no mundo da ficção científica. Sério. Leiam.