Tentando manter uma organização, separei um livro para cada mês do ano, e espero conseguir cumprir minhas metas dessa vez. Bora lá ver a listinha!
Janeiro: Admirável Mundo Novo - Aldous Huxley
Para o início do ano, escolhi um clássico das distopias que quero ler faz tempo. Consegui adquirir Admirável Mundo Novo ainda no começo de 2018, mas ainda não tinha conseguido selecioná-lo como uma próxima leitura. Então, está aqui na minha lista de metas para 2019, com chances de ser a primeira leitura do ano, inclusive.
Fevereiro: Lolita - Vladmir Nabokov
Comprei Lolita junto com o livro anterior, e também está parado aqui ainda. Esse mais por ainda não ter tido a coragem de pegá-lo para ler. Mas, sendo meu livro para fevereiro, está chegando o momento em que finalmente conhecerei essa obra tão controversa, mas também tão conceituada.
Mais um clássico, o livro do autor colombiano me instigou bastante nos últimos tempos, mas acabei deixando ele um pouco de lado na pilha de leitura. É um livro que vai contar a trajetória de uma família, contando com um toque de realismo mágico na narrativa.
Partindo para um clássico nacional, Dom Casmurro é um livro que tentei ler esse ano, mas tive que deixar de lado por alguns motivos. Sendo um livro tão conceituado da nossa literatura, não posso deixá-la passar, e 2019 será o ano que finalmente realizarei essa leitura.
Eu gosto bastante do filme, por esse motivo Ensaio Sobre a Cegueira permeia a minha lista de livros pra ler a um bom tempo, e já que usarei 2019 para tentar desenterrar alguns clássicos, esse livro não podia faltar nas minhas metas.
Já perdi a conta de quanto tempo esse livro está parado na minha estante esperando ser lido. Já espero uma leitura difícil e demorada, por tantos comentários sobre o estilo de escrita, mas minha vontade de ler esse livro está crescendo cada vez mais, então também pretendo desencalhá-lo nesse novo ano.
Julho: 1984 - George Orwell
Já que estamos falando em desencalhar livros, nada mais justo do que colocar 1984 nessa lista, um livro essencial das distopias clássicas que ando empurrando com a barriga a uns bons 6 anos - tempo que o livro tá parado na estante. Para ser justa, já comecei a lê-lo uma vez, mas a leitura não fluiu para mim na época. Agora, um pouco mais velha e com o gosto literário um pouco mais extenso, vamos ver se consigo dar continuidade a essa leitura.
Saindo um pouco dos clássicos, o livro escolhido para agosto é a continuação de Os Homens Que Não Amavam as Mulheres, um livro que sou completamente apaixonada e não consegui dar continuidade à série até hoje. Pretendo reler o primeiro volume antes de seguir para o segundo, mas se até agosto eu não realizar essa releitura, partirei para a sequência de qualquer forma.
Setembro: Iracema - José de Alencar
Mais um clássico nacional na lista, Iracema também está na minha estante a um bom tempo. Já me foi recomendado um milhão de vezes e, como eu gostei bastante do primeiro livro do autor que li - Luciola -, setembro de 2019 será o momento que finalmente lerei mais um livro renomado dele.
Outro livro que quero muito ler, mas ainda não tive coragem de encarar, principalmente por todo mundo dizer que é uma leitura bem densa e difícil. Se tudo der certo, outubro de 2019 conseguirei vencer meu medo e lerei esse livro tão aclamado.
Novembro: Jane Eyre - Charlotte Brontë
Esse é o único livro da lista que ainda não possuo na estante, mas até novembro é tempo suficiente para conseguir adquiri-lo. Jane Eyre é um romance clássico que tem um tempo que está na minha lista de leituras, e espero que 2019 eu consiga realizá-la - sem contar que essa edição da Zahar é um colírio para os olhos.
Pra finalizar o ano de forma leve, O Presente do Meu Grande Amor é uma coletânea de contos natalinos YA que está parado na minha estante faz tempo! Todo ano eu digo que vou lê-lo antes do Natal chegar, mas nunca consigo nem chegar perto do livro. 2019 vai ser o ano que ele será desencalhado da minha estante.
Esses foram os meus 12 livros escolhidos como metas para 2019. Espero que dessa vez consiga cumprir esse desafio com sucesso e que eu faça ótimas leituras com cada um deles. E você, já separou os livrinhos que não podem passar 2019 sem serem lidos? Compartilhe aqui comigo!