
Título Original: The Outsider
Livro Único.
Autor: Stephen KingEditora: Suma de Letras
Páginas: 528
Ano: 2018
Saiba Mais: Skoob
Comprar: Amazon
Sinopse: O corpo de um menino de onze anos é encontrado abandonado no parque de Flint City, brutalmente assassinado. Testemunhas e impressões digitais apontam o criminoso como uma das figuras mais conhecidas da cidade — Terry Maitland, treinador da Liga Infantil de beisebol, professor de inglês, casado e pai de duas filhas.O detetive Ralph Anderson não hesita em ordenar uma prisão rápida e bastante pública, fazendo com que em pouco tempo toda a cidade saiba que o Treinador T é o principal suspeito do crime. Maitland tem um álibi, mas Anderson e o promotor público logo têm amostras de DNA para corroborar a acusação. O caso parece resolvido.
Mas conforme a investigação se desenrola, a história se transforma em uma montanha-russa, cheia de tensão e suspense. Terry Maitland parece ser uma boa pessoa, mas será que isso não passa de uma máscara? A aterrorizante resposta é o que faz desta uma das histórias mais perturbadoras de Stephen King.
A Trama: Em Outsider, Stephen King nos trás um thriller policial com um mistério difícil de ser solucionado, com o toque que é sua marca registrada: o sobrenatural. Como a própria sinopse já diz, o livro parte da premissa de que o treinador Terry Maitland é o principal suspeito do assassinato brutal de um menino. Todas as provas e testemunhas apontam para ele. Mas Terry tem o álibi perfeito, já que ele estava a centenas de quilômetros de distância quando o crime aconteceu. Como pode o Treinador T estar em dois lugares ao mesmo tempo? O livro trás um mistério bem interessante e instigante de acompanhar, nos fazendo criar teorias e querer ler cada vez mais para descobrir logo o que está acontecendo. Ao longo da narrativa, o autor nos dá algumas dicas e, apesar de não ter acertado 100%, por boa parte do livro eu já tinha ideia do que estava acontecendo - mas isso não estragou minha experiência de leitura. A história se enrola em algumas partes, o que poderia resultar em algumas páginas a menos, mas num geral, tudo é bem interessante, até mesmo as partes de enrolação conseguiram me prender. Esperava uma coisa diferente do final, talvez algo mais grandioso (estilo final de It - A Coisa, no confronto das crianças com A Coisa), porém foi satisfatório e, de certa forma, bem amarrado.
Os Personagens: O livro, como sempre, trás diversos personagens. Terry tem aquele tipo de personalidade que nos faz acreditar na sua inocência ao mesmo tempo que instiga dúvidas. Ralph é um detetive que começamos odiando, mas vamos mudando de opinião ao longo do livro. Um personagem que gostei bastante, apesar da participação limitada, foi Yune Sablo, outro detetive, que me deixou até de coração apertado devido a um acontecimento. E, para minha surpresa, temos a participação de uma personagem da trilogia Bill Hodges (que começa com Mr. Mercedes), Holly Gibney, que faz uma diferença grande na história e trás as soluções para todo o mistério.
Capa, Diagramação e Escrita: Me apaixonei pela capa desde que a vi pela primeira vez, e nada mudou até agora. Adoro o tom de mistério que ela trás, as fontes usada, o dourado em destaque no nome do autor. A escrita do autor continua fluida e deliciosa de acompanhar, pelo menos pra mim. Aqui, ele soube carregar bem o suspense, apesar das suspeitas que causa no leitor desde o começo, e as revelações e reviravoltas vão acontecendo bem no estilo do autor - nada muito óbvio, apesar das respostas estarem lá o tempo todo.

Concluindo: Foi meu livro favorito do King esse ano! Ainda vou tentar ler mais um, mas por enquanto Outsider fica com o posto. O mistério é gostoso de acompanhar, os personagens são interessantes e a história em si é bem no estilo do autor. Recomendo inclusive para quem deseja começar a ler os livros dele. Se você já tem um pezinho nos thrillers, começar por Outsider pode ser uma boa pedida.

Concluindo: Foi meu livro favorito do King esse ano! Ainda vou tentar ler mais um, mas por enquanto Outsider fica com o posto. O mistério é gostoso de acompanhar, os personagens são interessantes e a história em si é bem no estilo do autor. Recomendo inclusive para quem deseja começar a ler os livros dele. Se você já tem um pezinho nos thrillers, começar por Outsider pode ser uma boa pedida.