Resenha - Amizades, Cacatuas e Outras Coisas Fora de Controle

Título: Amizades, Cacatuas e Outras Coisas Fora de Controle
Livro Único.
Autor: Mareska Cruz
Editora: Agência Página 7
Páginas: 142
Ano: 2019
Saiba Mais: Skoob
Comprar: Amazon 

SinopseAntônia e Helena só queriam calma e tranquilidade durante as férias. Mas era claro que não seria fácil assim. Um trabalho de literatura de última hora definitivamente não fazia parte dos planos de ninguém, ainda mais sendo em dupla! E o pior: teriam que fazer juntas. Logo elas, ex melhores amigas de infância que não se falavam há meses. No meio de muita confusão e mágoas, as duas garotas terão que se auto-descobrir em uma jornada complicada, com amigos levemente intrometidos, uma vidente mal-educada e a razão do fim da amizade, que pode ou não ter origem em seus próprios problemas e traumas. Isso, é claro, se conseguirem primeiro sobreviver àquela maldita cacatua.

A TramaUma história bem divertida e cheia de significado, o livro conta a história de duas ex-melhores amigas que precisam fazer em dupla um trabalho de última hora de literatura, atrapalhando as férias das duas. E é nesse momento que elas são obrigadas a encarar suas desavenças e, finalmente, colocarem em pratos limpos o motivo de estarem com birra uma da outra. A autora aborda temas como auto-aceitação, bullying, baixa-autoestima de uma forma bem realista, e eu gostei bastante disso. Sem contar nas doses de humor inseridas na história que me fizeram rir alto em vários momentos.

Os Personagens: Foi um pouco difícil me acostumar com Antônia, ela é uma personagem direta e reta, que não tem papas na língua e não se importa com a reação dos outros quando ela joga umas verdades na cara. Essa transparência é tanto uma coisa boa, quanto uma coisa ruim, porque a deixa com aquela imagem de arrogante que mantém muitas pessoas afastadas. Já Helena é bem o oposto, acostumada a aceitar o que as outras pessoas dizem para ela, sem dar voz às suas próprias vontades, com medo de magoar os outros. Também temos outros membros do grupo de amigos delas ao longo do livro, sendo que Marcela foi minha favorita. Gostei bastante da promessa de romance que a autora cria, achei bem fofo e queria ler mais sobre. Não posso me esquecer da cacatua que foi a razão de várias coisas loucas acontecerem, além de ser um bicho muito maluco que come carne!


Capa, Diagramação e EscritaA capa é bem lindinha, as duas meninas representando muito bem Antônia e Helena; também adorei o detalhe das penas da cacatua maligna. A escrita da Mareska é bem gostosa e flui facilmente. O livro é curtinho e dá pra ler em menos de um dia, principalmente pela narrativa conseguir nos manter presos às páginas, capaz de largar só quando o livro acaba.

Concluindo
Eu gostei bastante de Amizades, Cacatuas (...), a mensagem que o livro trás é bem bacana, além da história ser bem divertida e capaz de fazer qualquer um rir alto em certos momentos.